Semana do Meio Ambiente começa com seminário sobre gestão de resíduos sólidos

Ações em alusão a data seguem até o dia 13 de junho

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida

A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou nesta segunda-feira (05) - Dia Mundial do Meio Ambiente -, o evento de abertura da Semana em comemoração à data. O seminário aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe.

As palestras foram ministradas pela professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ana Millane que trabalhou o tema: “Práticas Socioambientais com Ênfase no Desenvolvimento Local e na Gestão de Resíduos Sólidos”, e pela coordenadora de resíduos sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, Renyse Cruz, que apresentou as ações desenvolvidas pela secretaria, bem como as atividades da coleta seletiva no município.

O prefeito Marcelo Beltrão acompanhou o evento e destacou a importância da realização de ações que visam sensibilizar a população sobre a preservação do meio ambiente.

“Estamos iniciando a Semana do Meio Ambiente, no dia em que é comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente, data marcante para fazer um alerta à população sobre a importância de se preservar os nossos recursos naturais e o meio ambiente como um todo. Teremos diversas ações ao longo da semana, entre elas, gincanas com os alunos da rede municipal de ensino para despertar nas crianças e adolescentes a cidadania e torná-los multiplicadores nesta causa. Nosso município tem vocação para diversas atividades, em especial para o turismo e sem o cuidado necessário com o meio ambiente não tem como o desenvolvimento acontecer, precisamos nos unir em prol do fortalecimento das políticas públicas que melhoram a vida de todos”, pontuou o gestor.

A secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno, pontuou as ações que aconteceram ao longo da semana. "Essa é uma semana muito importante para comemorarmos grandes avanços no quesito meio ambiente. A secretaria tem realizado diversas ações que contribuem com a preservação dos recursos naturais. Além do seminário de hoje que trouxe um conteúdo muito rico, ao longo da semana teremos plantio de árvores e gincana com os alunos da rede, tudo para fortalecer e sensibilizar a população sobre a temática. Gostaria de agradecer e parabenizar o prefeito Marcelo por ser um gestor sensível às causas ambientais e nos dar o aval para conduzir as ações da melhor forma possível”, ressaltou.

O embaixador ambiental e aluno da escola Cláudio Daniel, Rafael Cardoso, falou sobre as ações. “Sabemos a importância de se preservar o meio ambiente, mas muitas vezes essa pauta é deixada de lado. Então, o que a prefeitura está fazendo em relação às ações e também a implantação da coleta seletiva é essencial para despertar a população sobre o tema. Em especial, crianças e adolescentes como eu, que se começarem cedo a compreender e a participar de ações de preservação serão adultos mais conscientes”, finalizou o aluno.