Secretaria de Saúde de Coruripe realiza em 2023 mais de 222 mil procedimentos

Foram mais de 197 mil exames laboratoriais entre janeiro e dezembro

Texto: Roberto Miranda/ Fotos: Arquivo Secom

Desde o início do mandato do prefeito Marcelo Beltrão e do vice José Enéas, a Saúde Pública se tornou prioridade. Os coruripenses ganharam uma nova e moderna sede da Secretaria de Saúde, tudo para atender bem e com mais conforto os usuários. Postos de Saúde foram reformados e outros estão em construção.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) passou a ser gerida pelo Município, o que não era no passado. Uma nova frota de ambulâncias foi adquirida, incluindo uma 4x4 para atender os locais mais difíceis durante o período chuvoso. Programas e Unidades de Saúde também ganharam novos veículos. A população ganhou ainda o moderno Laboratório Municipal de Coruripe. E as diversas parcerias foram reforçadas.

Com todos os investimentos, que culminaram com a ampliação significativa dos serviços, os resultados são outros. Em 2023 foram realizados mais 222 mil procedimentos de saúde em Coruripe, entre exames especializados, consultas e exames laboratoriais.

O prefeito Marcelo Beltrão destaca que os avanços são grandes, mas que ainda precisam de investimentos.

“Investimos muito na Atenção Primária, em saúde preventiva. Avançamos significativamente. Isso mostra através dos números da saúde em 2023, da quantidade de atendimentos. Lógico que ainda precisa de mais investimentos, precisa que os outros entes federados façam a sua parte. Mas, tenham certeza, estamos fazendo a nossa parte. E, em 2024, iremos continuar lutando pelo bem-estar do nosso povo”, enfatizou o gestor.

Dados de 2023 da Saúde Pública de Coruripe

Inaugurado em 2023 e com investimentos próprios que ultrapassam R$ 1 milhão, o Laboratório Municipal de Coruripe realizou em seu primeiro ano de funcionamento, exatos 197.954 exames laboratoriais.

“A Prefeitura de Coruripe investiu alto no Laboratório, tudo para proporcionar mais qualidade à comunidade. Foram investidos mais de R$ 1 milhão em modernos equipamentos, de última geração e capacitação da equipe. Em seu primeiro ano de funcionamento foram realizados milhares de exames laboratoriais, zerando a fila da demanda reprimida. Isso é um marco histórico nunca antes visto na cidade de Coruripe. Você que tem solicitação de exames ou conhece alguém que esteja esperando a marcação, procure a sua Unidade de Saúde. Em 2024 estaremos aqui, prontos para atendê-los e contribuir para oferecer uma Saúde Pública por excelência. Todos estão de parabéns pelos resultados neste primeiro ano de trabalho”, comemorou a coordenadora do Laboratório Municipal, Genoveva Lima.

Localizado na Praça Moacir Beltrão, o Centro de Especialidades de Coruripe também alcançou uma marca significativa, com 19.320 procedimentos:

Consulta em Cardiologia - 564; Consulta em Dermatologia - 934; Consulta em Ginecologia - 786; Consulta em Ginecologia - Gestante de alto risco 636; Consulta em Nutrição - 1.026; Consulta em Otorrinolaringologia - 622; Consulta em Pediatria 176; Consulta em Psicologia - 3.383; Consulta em Psiquiatria - 1.715; Consulta em Infectologia - 57; Consulta em Reumatologia - 260; Eletrocardiograma e Ecocardiografia - realizados em Maceió) - 2.769; Exames Ultrassonográficos - 5.861 e Exames Ressonância Magnética - Regulação estadual) 531.

No que diz respeito à reabilitação, também ocorreu um crescimento substancial nos atendimentos. O Centro de Reabilitação de Coruripe alcançou 5.339 consultas em fisioterapia. A Saúde Pública de Coruripe encerrou 2023 com 222.613 procedimentos, entre exames especializados, consultas e exames laboratoriais.

“A Saúde Pública no município de Coruripe hoje é feita com prioridade e responsabilidade. Trabalhamos desde o início da gestão do prefeito Marcelo Beltrão com o propósito de implementar um sistema acessível e resolutivo. Desde a atenção primária, como também na oferta dos serviços de média complexidade. Nosso próximo passo é expandir ainda mais a nossa rede municipal de saúde, pleiteamos e conseguimos novas habilitações e construções para Coruripe, reafirmando nosso compromisso com o sistema público de saúde e com a nossa população”, encerrou o coordenador da Atenção Primária, George Leite.