Secretaria de Educação de Coruripe realiza 1ª Edição do Programa Capacita Coruripe 2024

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Dean Almeida

Na última sexta-feira (23) a Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Educação (Semed) promoveu a 1ª Edição do Programa Capacita Coruripe, uma relevante ação do Pacto pela Educação em Coruripe. O programa em seu terceiro ano de implementação prossegue com o objetivo  de capacitar os diversos profissionais da rede pública municipal de Coruripe por meio da realização de oficinas e formações, para fortalecer a prática docente e a qualificação profissional de todos os perfis engajados na educação do município, que é referência nacional em educação pública de qualidade.

Diretores e coordenadores participaram das atividades que aconteceram no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e teve início com a palestra do professor Dr.Júlio Furtado com o tema, Gestão de Pessoas na Escola: caminhos para uma liderança acontecer.

“Mais uma vez eu estou aqui em Coruripe, tendo a honra de ter feito o primeiro Capacita Coruripe, conversei com gestores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, e refletimos bastante sobre o tema de gestão de pessoas na escola. Falamos também sobre o desafio de liderar pessoas, liberar suas vontades, e conseguir articular uma interseção entre todos para que a gente possa atingir um objetivo. É uma grande satisfação sempre estar aqui nesse município, quero parabenizar a iniciativa desse programa que instrumentaliza não só os líderes, mas também os professores para atingir os resultados fantásticos que com certeza Coruripe tem atingido", destacou o palestrante.

Em outro momento da programação pela editora MVras a autora de Língua Portuguesa do livro Mais Saber, professora Dra. Ana Carolina da Silva Aragão realizou sua palestra e passou orientações sobre a utilização dos recursos didáticos da editora.

A gerente técnica e pedagógica da Semed, Fabiana Rocha falou da importância do Programa Capacita na educação de Coruripe. “Abrimos com chave de ouro, o capacita Coruripe 2024,  como foi citado, já são três anos da execução do projeto, o qual vem incentivando, mobilizando e formando os professores de Coruripe. Nós sabemos o quanto isso foi de grande relevância para iniciar os trabalhos alusivos à recomposição da aprendizagem pós-pandemia, e o quanto está nos ajudando atualmente a avançar nos indicadores. Então, queremos agradecer em nome da nossa secretária Cintya Alves a parceria com a empresa Learning Set e o Sebrae, que hoje possibilitou a presença do professor Júlio Furtado aqui. Ele é um palestrante renomado e um profissional que nós admiramos muito em Coruripe”, pontuou Fabiana.

Conceição Calazans, coordenadora pedagógica falou sobre o programa. “O Capacita Coruripe a cada ano e a cada encontro de formação sempre vem com esse clima de interação e socialização do aprendizado. A ideia é fortalecer muito mais a nossa rede pública de ensino capacitando e valorizando os profissionais. As contribuições do professor Dr. Júlio Furtado e da Dra. Ana Carolina Aragão foram significativas para classe”, completou.

O Programa Capacita Coruripe foi lançado pela Prefeitura com o objetivo de capacitar os servidores da educação, com palestras e oficinas para fortalecer a recuperação do ensino-aprendizagem, prejudicado pela implantação do ensino remoto e híbrido durante a pandemia da Covid-19.