Secretaria de Educação de Coruripe encerra ciclo de Formações Continuadas com capacitação sobre TDAH e TOD

Ao longo do ano os profissionais que atuam na Educação Inclusiva passaram por diversas formações

Texto: Leila Cristhina Fotos: Dean Almeida

Encerrando o ciclo de formações continuadas de 2023 a Secretaria de Educação de Coruripe (Semed) promoveu nesta segunda (4) e terça-feira (05), uma capacitação sobre TDAH - Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e TOD - Transtorno desafiador de oposição para os profissionais das escolas que trabalham no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Auxiliares de Inclusão (A.V.E.).

A Formação que aconteceu no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Coruripe, consiste em aula prática sobre transtornos do neurodesenvolvimento e é ministrada pela facilitadora Juliana Denise Nascimento, da empresa Learning Set.

“Nossa aula prática foi sobre a questão da ludicidade, capacitação sobre Ludoterapia que é a aplicabilidade prática do brincar da criança, direcionado aos transtornos do neurodesenvolvimento, isso é muito importante para o desenvolvimento no acolhimento das demandas emocionais da criança, porque os transtornos de neurodesenvolvimento têm ganhado cada vez mais visibilidade e as escolas precisam estar preparadas para acolher. Vale salientar que a gestão vem investindo muito na área, capacitando sua equipe para que ela se sinta segura diante das demandas e as crianças possam desfrutar o melhor possível da educação municipal”, disse Juliana.

No encontro desses dois dias os profissionais participaram de atividades práticas como, por exemplo, contação de histórias através de fantoches para auxiliar na interação, nos diálogos sociais, na criação de histórias sobre inclusão, respeito, empatia e garantia de direitos.

Elisângela de Castro, coordenadora da Educação Especial e Inclusiva falou um pouco sobre a capacitação. “Estamos concluindo mais um ciclo da Formação de Educação Especial e Inclusiva com os dois cursos, TOD que significa Transtorno de Oposição Desafiador e o TDAH que é o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Já foi realizada uma etapa e estamos concluindo outra nesses dois dias de formação, com grande aprendizado e enriquecimento para toda rede municipal e nossos alunos só têm a ganhar com novas metodologias lúdicas para trabalhar o desenvolvimento deles”, explicou Elisângela.

“Muito importante a iniciativa da Prefeitura em promover essas capacitações tanto para os Auxiliares de Inclusão (AVE) quanto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Por meio desses momentos venho aumentando meus conhecimentos para lidar com alunos TDAH e TOD”. Acrescentou Maria Cícera dos Santos da escola Escola Municipal General Goes Monteiro, no Poxim.

Monalisa Curvello, que faz parte da equipe de Educação Especial e Inclusiva falou da experiência. “Essa ação, assim como tantas outras demonstra o compromisso da administração pública do nosso município, do prefeito Marcelo Beltrão e da secretária Cintya Alves em investir no desenvolvimento dos nossos profissionais. Ao promover esses momentos todos ganham com uma prestação de serviços melhor para à comunidade, pois o atendimento estará mais qualificado e humanizado para aqueles que necessitam”, pontuou.

A secretária de Educação Cintya Alves, encerrou falando sobre a importância das formações. "Ao longo do ano os nossos profissionais passaram por grandes capacitações, na área pedagógica, educação inclusiva e administrativa, todas fortalecem o ensino/aprendizagem e contribuem diretamente para o desenvolvimento dos nossos alunos. Gostaria de agradecer a todos os profissionais que durante 2023 se fizeram presentes nas formações, vocês são essenciais para o sucesso da nossa educação", finalizou.

Sobre a empresa Learning Set

É uma empresa no seguimento da educação e de atendimento psicológico. Trabalha com formações e capacitações nas mais distintas áreas e segmentos, seja nos setores público ou privado. Além disso, realizam avaliações institucionais e desenvolvem projetos para demandas solicitadas.