Secretaria de Agricultura realiza reunião para alinhar as estratégias de execução do PAA municipal 2024

O investimento será de R$ 836 mil, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade e agricultores locais

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: João Alexandre

A secretaria de Agricultura realizou nesta quinta-feira (25), uma reunião para alinhar com parceiros as estratégias de execução do Programa de Aquisição Alimentar (PAA) municipal 2024. O investimento será de cerca de R$ 836 mil, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade e agricultores locais.

Na reunião de alinhamento, foram delineados os passos para a primeira entrega do programa como, volume de compras, logística, mão de obra e dia da chamada.

Victor Oliveira, secretário municipal de Agricultura destacou o sucesso do Programa de Aquisição Alimentar em 2023.

“A prefeitura de Coruripe por meio da secretaria de Agricultura, Assistência Social e demais parceiros vem conseguindo fortalecer a agricultura familiar, e consequentemente beneficiar as famílias que mais precisam em nosso município. Em 2023, foram investidos cerca de R$ 800 mil em recursos no PAA, em 2024 queremos superar esse sucesso, e hoje nosso encontro teve como objetivo alinhar todo o processo do PAA municipal para impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar, além da questão alimentar das famílias, vendo também o que pode ser melhorado e aplicado para que se encaminhe da melhor forma possível”, explicou.

O secretário falou ainda sobre o crescimento do Projeto Maná, que em três anos conseguiu triplicar o número de pequenos agricultores atendidos.

"Começamos o Maná em 2021 contemplando 300 agricultores, em 2022 foram cerca de 700 e em 2023, mais de 900, isso me deixa muito feliz. Conseguimos também aumentar a área do plantio do Projeto, garantindo mais de 200 toneladas de feijão na mesa do coruripense. O Maná é a garantia do alimento na mesa daqueles que mais precisam, é um projeto belíssimo que nos enche de orgulho. É muito satisfatório ver a alegria estampada no rosto de cada beneficiário, isso faz valer a pena todo investimento feito no projeto, que só em 2023 foi de cerca de R$ 400 mil, incluindo 10 toneladas de sementes usadas no plantio”, concluiu o gestor da pasta da agricultura.