Prova Saeb: Coruripe se preparou para a realização da avaliação nacional

Foto

Todos os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental participam

Texto: Roberto Miranda/ Foto: Arquivo Secom

A partir desta segunda-feira, 30 de outubro, alunos da rede municipal de ensino de Coruripe serão submetidos à prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As avaliações de Português e Matemática serão para todos os estudantes do 5º e 9º do ensino fundamental de 16 unidades de ensino do município. Além da preparação dos alunos, amplamente realizada pela Secretaria de Educação, todos serão recepcionados de uma forma diferente nos dias da prova.

A prova Saeb é um conjunto de avaliações em escala realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O intuito é realizar um diagnóstico da educação básica e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

“Os testes realizados pelos alunos e alunas têm foco em língua portuguesa e matemática e, por serem realizados há décadas, permitem um diagnóstico da educação. Assim, podemos nos informar sobre a proficiência dos estudantes e ter acesso aos parâmetros sobre como está avançando o aprendizado”, explicou a gerente Técnica e Pedagógica da Semed, Fabiana Rocha.

E acrescentou sobre a preparação:

“O município de Coruripe se preparou para esta avaliação desde o ano de 2022, investindo em: tempo integral, laboratório de aprendizagem, material didático complementar de apoio, capacitações com foco na recomposição da aprendizagem e no investimento em avaliações internas através de diagnósticos aplicados pela equipe técnica da Semed de acordo com a Matriz Saeb que contempla as habilidades básicas das avaliações a serem aplicadas. As escolas entraram em um clima de constante revisão das habilidades, e seguiram este clima de preparação de modo dinâmico através da realização de gincanas, intensivos e a realização de intercâmbio entre as unidades de ensino, possibilitando a troca de experiências entre professores e alunos”.

Recepção nos dias de prova

Durante os dias de avaliação, a Secretaria de Educação de Coruripe preparou uma programação para recepcionar seus alunos antes da aplicação com café da manhã e almoço. Além de um momento motivacional e de relaxamento para que eles se concentrem bem na prova.

Dicas para quem vai participar

- 5º ano: levar lápis grafite;

- 9º ano: levar caneta preta ou azul;

- Responder primeiro as questões mais fáceis, deixando por último as questões mais difíceis, garantindo melhor média de acordo com TRI, teoria de resposta ao item;

- Levar régua para marcar o gabarito, evitando a confusão no preenchimento;

- Focar primeiro no enunciado antes de ler os textos de cada questão;

- Nenhum aluno pode faltar, todos precisam estar presentes para garantir a divulgação da média da escola/rede e a presença é também um dos importantes requisitos para o IQEAL nesta edição.


Compartilhe: