Projeto Orla de Coruripe tem início com 1ª Oficina de Planejamento Participativo

Foto

Oficina conta com forte participação da comunidade local que discute estratégias para uma melhor gestão das áreas litorâneas

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Dean Almeida

Teve início, na última segunda-feira (23), no auditório da Secretaria de Educação de Coruripe (Semed), a programação da 1ª etapa da Oficina do Projeto Orla em Coruripe. O projeto é uma política de Estado com uma metodologia de planejamento integrado que visa à racionalização e à articulação das políticas públicas das três esferas de governo. Seu foco é o planejamento da orla, por meio do Plano de Gestão Integrado (PGI).

A Oficina foi articulada pela Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a participação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Secretaria de Estado do Turismo, representantes de diversas secretarias municipais, empresários, associações e Institutos de Ensino e Pesquisa.

Enio Ricardo, arquiteto urbanista, mestre em gestão pública da empresa Gapu Soluções Ambientais, que foi contratada pela Prefeitura para prestar serviço de consultoria na elaboração do Projeto de Gestão Integrado da Orla (PGI) de Coruripe, disse está feliz e surpreso com a quantidade de pessoas que aderiram ao momento.

“Para a oficina acontecer é muito importante que a gente tenha essa representatividade presente dos diferentes setores e atividades, porque o principal objetivo dessa oficina é a construção de um diagnóstico participativo. As pessoas atenderam ao chamado, isso enriquece a proposta, elas irão dizer quais são os principais problemas aqui da Orla de Coruripe, quais são as principais potencialidades e o que é que está causando problemas. No final da oficina vamos tentar fazer um plano de ação, com o objetivo de buscar soluções para esses problemas e como aproveitar melhor esses potenciais do município, vai ser uma decisão de todos”, ressaltou Enio.

A programação acontece até o dia 27 de outubro onde serão discutidas questões que envolvem o ordenamento dos diferentes usos das orlas marítima e estuarina, a situação social, patrimonial, ambiental, turística, econômica, de saneamento e outras de interesse da coletividade.

“O Projeto Orla é um programa a nível nacional da Secretaria do Patrimônio da União – SPU, onde já é um sucesso em vários municípios do Brasil. E a importância disso é justamente ordenar os espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando assim políticas ambientais e patrimoniais para o desenvolvimento das regiões litorâneas, hoje conversando sobre o ordenamento de Coruripe. A gente parabeniza a Prefeitura por querer fazer a organização da orla porque o empresário, o pescador, todos que vivem da orla marítima precisam ter uma ordenação da ocupação dessas obras. Como mencionado, o Projeto Orla é participativo com todos que vivem dela, do Ministério do Turismo, secretarias, entre outros setores diretamente ou indiretamente ligados, para que a gente chegue no final com um projeto que fique mais fácil de fazer a administração de toda essa orla”, concluiu Mário Cardoso, Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União.

A Coordenação do Projeto Orla de Coruripe é composta pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Igualdade Racial; Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Gestão de Convênios e Projetos Arquitetônicos; Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Economia Solidária; Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo; Superintendência de Turismo e Superintendência da Pesca e Aquicultura que vão trabalhar de forma integrada.

“Iniciamos a primeira etapa das oficinas participativas do Projeto Orla aqui em Coruripe é um momento muito importante, e contamos com a colaboração de toda a comunidade que tem envolvimento com a orla do município para que possam contribuir na elaboração do projeto de forma que contemple todas as demandas a curto, médio e longo prazo para uma orla planejada. Agradecer aos representantes da SPU, da Secretaria de Estado do Turismo, por estar conosco, abraçando esse projeto, nos ajudando a executá-lo. É muito importante que a gente construa isso de forma conjunta, para que tenha o efeito que nós desejamos e esperamos”, salientou a secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno.

Selefe Gomes, da Secretaria de Estado do Turismo falou sobre as ações da SETUR e completou: “É imprescindível que haja a participação cidadã, nosso papel é fomentar o turismo da melhor forma possível, turismo responsável para que ele consiga associar sustentabilidade com o desenvolvimento socioeconômico da região. Coruripe é um dos municípios que tem a maior costa litorânea e tem que aproveitar junto com a população ao máximo para que possa usufruir dessa beleza natural para gerar emprego renda”, completou a representante da SETUR.

O gestor da Superintendência do Turismo, José Edson contribuiu com uma apresentação situando a todos sobre a pasta em questão e fortaleceu em sua fala sobre a importância do evento. “Esta oficina é muito importante para Coruripe. Essa ordenação movimentará ainda mais o setor turístico e trará mais empreendimentos, a exemplo do Vila Galé, é um anseio da população local e de significativa necessidade para quem nos visita”. Disse José Edson, salientando que a participação efetiva do Governo Municipal e do Estado de Alagoas, tem sido de fundamental para o impulsionar o turismo na região.

Participante da 1ª Oficina de Planejamento, Adailton Santos, proprietário da Barraca Karraspana e representante com outros associados da Associação de Empresários da Lagoa do Pau (Aselp) opinou, “Sou filho de filhos da geração de Coruripe, há mais de 20 anos aqui na Lagoa do Pau. Ninguém mais do que eu, quer ver o desenvolvimento sustentável da nossa região. Acredito que com o projeto Orla nossa situação venha a ser solucionada com um direcionamento. As barracas estão cada dia mais em situação difícil, mas juntos vamos construir uma saída”, pontuou.

A elaboração do PGI será uma ação executada pela Prefeitura Municipal de Coruripe que por meio da sua Coordenação Municipal do Projeto Orla (CMPO) e do Grupo de Trabalho da Orla (GT Orla), busca implementar este novo modelo de gestão participativa na orla do município. O PGI da Orla Marítima de Coruripe tem previsão de ser elaborado no prazo de 01 ano. De agosto de 2023 a julho de 2024. Todas as etapas serão acompanhadas pela coordenação Estadual do Projeto Orla de Alagoas e pela Coordenação Nacional do Projeto Orla.

A Prefeitura de Coruripe assume o compromisso de garantir a construção e implementação do seu PGI de forma integrada e participativa, para que, junto ao povo coruripense, possa preservar seu patrimônio natural e cultural, incentivando o uso sustentável da sua zona costeira, fundamentado na Política Nacional de Gerenciamento Costeiro e na metodologia do Projeto Orla.



Compartilhe: