Programa Saúde nas Escolas: Reunião intersetorial alinha datas para ações em 2024

Encontro busca ajustamento e planejamento do PSE em relação às ações que serão realizadas este ano no cronograma escolar

Texto: Leila Cristhina Fotos: João Alexandre

A Prefeitura Municipal de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na manhã desta segunda-feira (22), uma reunião de ajustamento e planejamento do Programa Saúde na Escola (PSE), em relação às ações do programa no ano de 2024, com foco no mês de abril. A reunião aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com servidores municipais ligados ao tema.

No encontro, foi apresentado a necessidade das ações conjuntas de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes da rede municipal de ensino, em 2024. No momento também foram alinhados os cronogramas das ações do mês de abril, como por exemplo, Semana da Saúde na Escola que contará com vacinação, rodas de conversa, temas como a primeira menstruação, gravidez na adolescência, diabetes, hipertensão, entre outros.

Risoneide Vasconcelos, nutricionista e coordenadora de Alimentação da Secretaria de Saúde de Coruripe, explicou o motivo da reunião.

“O objetivo dessa reunião é fortalecer políticas públicas do Programa Saúde na Escola por meio da ação intersetorial no cronograma da educação, uma ação de prevenção, promoção e cuidados com estudantes do município. No cronograma de abril ficou acordado que teremos do dia 1º ao 5 a Semana da Saúde na Escola para turmas do 1º ao 9º ano. De 22 a 26 de abril será o momento da Saúde da Criança, que vai cobrir todas as creches que atendem crianças de até seis anos de idade. O PSE é muito importante por vários fatores e precisamos de apoio de muita gente para que isso ocorra”, explicou.

Sobre o Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.