Prêmio Cria: Coruripe é premiado por alcançar Excelência Municipal em Indicadores da Primeira Infância

Prefeito Marcelo Beltrão recebeu o prêmio nesta segunda-feira (12), no Centro Cultural e de Exposições, em Maceió

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: João Alexandre

O município de Coruripe foi um dos vencedores do Prêmio Cria, em sua primeira edição a premiação é uma iniciativa da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância do Estado. O prefeito Marcelo Beltrão recebeu o reconhecimento das mãos da secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, nesta segunda-feira (11), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Na última semana, o Comitê Alagoano do Prêmio anunciou os vencedores, em reconhecimento pelas boas práticas e políticas públicas voltadas para a primeira infância. Coruripe foi um dos municípios premiados na categoria Excelência Municipal em Indicadores da Primeira Infância, ao lado de Jequiá da Praia, Chã Preta, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Joaquim Gomes, Jundiá, Pindoba, Porto Calvo e Porto de Pedras.

A seleção dos municípios aconteceu em consonância com os dados e indicadores dos últimos 12 (doze) meses a contar da data de publicação do regulamento em avaliação de responsabilidade do Comitê Alagoano do Prêmio Cria. Os indicadores analisados foram baixo peso ao nascer, mortalidade materna, pré-natal com sete consultas ou mais, número de partos normais, cobertura de vacinação contra a poliomielite, mortalidade infantil e mortalidade na infância.

O prefeito Marcelo Beltrão disse estar feliz celebrando a conquista do Prêmio Cria. “A proteção à infância é uma das políticas prioritárias da nossa gestão, essa premiação é um reconhecimento estadual de que estamos no caminho certo. Um trabalho intersetorial de nossas equipes para proporcionar o melhor para o nosso povo. Atendemos a todos os pré-requisitos na área da saúde como vacinação, baixo peso ao nascer, pré-natal, entre outros. Coruripe está de parabéns”, afirmou o gestor.

Segundo a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, que realizou a entrega do Prêmio Cria, o momento foi de reconhecer os municípios, as iniciativas pessoais e as coletivas que fazem a diferença na primeira infância. O prêmio, que contou com cinco categorias, além da menção honrosa, busca contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos na Lei Estadual nº 7.965/2018 destinada à garantia dos direitos das crianças na primeira infância.

Presentes na premiação Lusicleide Pereira, nutricionista da secretaria da Assistência Social, do Trabalho e da Mulher e Danyelle Cunegundes, do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde.

“Nós estamos recebendo esse prêmio por nossa Excelência Municipal em Indicadores da Primeira Infância. Estamos honrados de ter conquistado o Prêmio Cria e de ficar entre os 10 melhores municípios do estado de Alagoas. Então, é uma satisfação e uma alegria”, destacou Danyelle Cunegundes.