Prefeitura de Coruripe promove Jornada Pedagógica 2024

Ação contempla todos os profissionais da Secretaria de Educação do município

Texto: Leila Cristhina/  Foto: João Alexandre

A Secretaria de Educação de Coruripe (Semed) lançou, em 2021, o Pacto pela Educação, que visa, mediante ações pedagógicas e investimentos em equipamentos e estrutura física dos espaços escolares, promover a recomposição da aprendizagem e, a partir daí, reestruturar a rede de ensino por meio de diversas intervenções que vão desde a estruturação física das unidades escolares até a capacitação constante dos professores, técnicos e gestores escolares.

Em contagem regressiva para o início de mais um ano letivo, a Semed junto com a empresa Learning Set e a Rede Brasileira de Aprendizagens Criativas (RBAC), promoveram entre os dias 30 e 31 de janeiro a Jornada Pedagógica 2024.

O evento tem como objetivo capacitar os servidores da rede municipal de ensino, em diferentes áreas, com uma programação de oficinas e palestras. Com o tema, Estratégias de Intervenção para Comportamento Indiferentes a abertura aconteceu no Clube Afusco, com almoço de boas-vindas, credenciamento, solenidade de abertura e palestras. No segundo dia a Jornada Pedagógica aconteceu em dois polos, no auditório do IFAL –Campus Coruripe e na Escola Municipal Claudio Daniel.

Cintya Alves, secretária de Educação descreve a Jornada Pedagógica de 2024 como um momento de fortalecimento da capacitação de todos os servidores da Semed. “Nossa jornada pedagógica foi concluída nesta quarta-feira (31) tivemos no primeiro dia uma grande abertura com vários temas  e com a apresentação dos nossos parceiros como a editora MVRAS, que complementa o material de livros escolares e a RBAC. No segundo dia também aconteceram mais palestras e oficinas. Toda a secretaria esteve envolvida nesse planejamento e nos preparativos para receber os nossos profissionais. Com essa jornada garantimos que parte técnica, parte pedagógica, monitores, motoristas, entre outros, profissionais da rede participassem dessa formação para estarmos cada vez melhor preparados enquanto rede de ensino, para receber nossos estudantes. Isso é muito importante para mantermos este nível tão elevado da educação em Coruripe”, explicou a secretária.

Os palestrantes, que compartilharam nos dois dias suas experiências e conhecimentos foram Celso Vasconcelos, O que é necessário para que o aluno aprenda; Maykon Júlio, Conectando Saberes Coruripe; Braz Nogueira, Como fazer da Escola um lugar melhor para todos; Maiara Melo Alves, Promovendo a excelência educacional: Avaliações significativas e interpretação de resultados como pilares para Intervenções pedagógicas Transformadoras; Wenedes Santana; Manejo de comportamento problema e apresentação da editora MVRAS.

Elisângela de Castro, coordenador da Educação Especial e Inclusiva falou sobre o momento. “A Jornada Pedagógica é um importante momento formativo que se constitui no movimento dialético, entre conhecimentos acadêmicos e saberes oriundos da experiência dos diferentes indivíduos da Rede Municipal de Educação. A mediação que o professor da sala de recurso e auxiliar de inclusão faz, traz a busca de conhecimento a partir dos questionamentos e necessidades específicas de cada aluno. É fundamental para que a inclusão aconteça de maneira mais ampla, o oferecimento das condições de atendimento educacional e que estas sejam adequadas às necessidades dos alunos neurodivergentes, conseguindo ampliar a aprendizagem e desenvolvimento deles”, concluiu.

Sobre a Learning Set e a RBAC

É uma empresa no seguimento da educação e de atendimento psicológico. Trabalha com formações e capacitações nas mais distintas áreas e segmentos, seja nos setores público ou privado. Além disso, realizam avaliações institucionais e desenvolvem projetos para demandas solicitadas.

Já a RBAC é um movimento que une educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, estudantes e organizações para promover e apoiar práticas educacionais mão na massa, criativas, relevantes e inclusivas por todo o Brasil.