Prefeitura de Coruripe promove ação em alusão ao Janeiro Roxo

O momento foi voltado à conscientização e busca ativa de casos de Hanseníase

Texto: Leila Cristhina Fotos: Eline Lessa

Em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase, a Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Limpeza Pública, reuniu nesta quinta-feira (25) profissionais envolvidos com a limpeza pública para uma ação de informação, busca ativa, prevenção e tratamento precoce de casos da doença.

Na programação houve palestra sobre o tema com a enfermeira Núbia Virtuoso da Vigilância Epidemiológica. “Conversamos, tiramos dúvidas acerca da doença e fizemos a busca de possíveis casos de hanseníase. Desde o ano passado estamos nos capacitando e também a toda a equipe das Unidades de Saúde para melhor diagnóstico de Hanseníase, essa é uma doença que tem tratamento”, completou.

Foi realizado na ação uma avaliação e um questionário de Suspeição de Hanseníase para busca ativa de casos onde foram identificados, os casos suspeitos são direcionados para as Unidades de Saúde para serem avaliados e realizarem o teste de sensibilidade. A chance do diagnóstico precoce, acelera o tratamento e também funciona como instrumento de educação ao levar informações sobre a hanseníase, verificando os sintomas neurológicos, como dormências, formigamentos, dores nos nervos e cãibras.

Sobre a Hanseníase

Dia 26 de janeiro, é o Dia Mundial Contra a Hanseníase. Por isso, o mês de janeiro ganhou a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate à hanseníase.

O Brasil ocupa a 2ª posição do mundo entre os países que registram casos novos. Em razão de sua elevada carga, a doença permanece como um importante problema de saúde pública no país, sendo de notificação compulsória e investigação obrigatória.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos pacientes em unidades básicas de saúde e em referência, não sendo necessário internação.