Prefeitura de Coruripe promove ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher em Pindorama

A ação teve apresentação do Projeto Divas que envolve cerca de 400 mulheres

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: João Alexandre

O dia 8 de março, celebra o Dia Internacional da Mulher, uma data que simboliza a luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades.  Em Comemoração ao Dia, a Prefeitura de Coruripe por meio do Gabinete Itinerante, realizou uma vasta programação para celebrar o momento. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (7) no pátio da feira em Pindorama e contou com a presença do prefeito Marcelo Beltrão, secretários, servidores municipais e comunidade envolvida.

A comemoração iniciou com apresentação do Projeto Divas, projeto que envolve cerca de 400 mulheres de sete comunidades, Pindorama, Botafogo, Bonsucesso, Santa Terezinha, Alto Piauí, Miaí de Cima e Miaí de Baixo.

O objetivo do projeto é unir mulheres de diferentes comunidades, visando desenvolver ações voltadas para o bem-estar biopsicossocial, com ações psicoeducativas, de sociabilidade por meio de práticas de diferentes profissionais, resgatando a autoestima, fortalecendo a identidade, com encontros, visitas, abordando temáticas que fortalecem o grupo, com troca de ideias. Mulheres unidas com talentos, sentimentos, emoções, opiniões e muita história, juntas por um sonho: viver mais com qualidade de vida.

Em seguida houve o Lançamento do Programa de Emagrecimento, Desafio dos 90 dias que será acompanhado pela nutricionista Angélica Tavares, da psicóloga Amires Souza e dos profissionais de educação física Mário Beltrão e Samuel Carvalho, com mulheres envolvidas no desafio.

O Projeto Plena é uma proposta inovadora da psicologia com ações que vão ajudar a lidar com a ansiedade. Outro lançamento da noite, está voltado a escuta contínua e autoconhecimento, acolhimento, momentos grupais, autocuidado, respiração consciente, vivências terapêuticas, proporcionando maior acolhimento, encontrando um caminho com mais leveza, por meio de práticas reflexivas, com foco:  crenças limitantes e distorções cognitivas.

“O bem-estar precisa ser prioridade, o nosso lema é incentivar cada vez mais a importância do autocuidado, pois toda mulher é completa, a completude está em encontrar sentido na nossa própria existência, valorizando e subjetividade e construindo uma nova versão todos os dias”, explicou a psicóloga, Amires Souza.

Durante a celebração da data também ocorreu momento de muita descontração e animação com o sorteio de muitos brindes, atrações musicais Raí Ramalho e Edelminho e o aulão com os profissionais de educação física Mário Beltrão e Samuel Carvalho.

O prefeito Marcelo Beltrão,  prestigiou o evento e aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da data. “Uma felicidade estar aqui encontrando pessoas tão queridas nesta data significante que celebra a conquista e a luta das mulheres, por igualdade de direitos e oportunidades. Muito bom também está participando do Projeto Divas com todas essas atividades para ajudar as coruripenses na busca da qualidade de vida”, diisse o gestor.

Uma das primeiras sorteadas da noite foi Genelva Rodrigues do distrito de Santa Terezinha, ela recebeu uma fritadeira elétrica Air Fryer, muito satisfeita ela falou sobre a conquista. “Vim pelo projeto que me faz muito bem, venho dia a dia conquistando saúde. E hoje, essa grande emoção que foi ganhar a fritadeira. Agora também vou cozinhar de forma mais saudável”, disse entusiasmada.

“É com muita alegria que nesse megaevento tivemos a honra de receber todas as mulheres que estão envolvidas no projeto e apresentá-lo para quem ainda não o conhece. O evento foi muito bem recebido e foi pensado com intuito de parabenizar e acolher todas elas. Nosso projeto contempla cerca de 400 mulheres que contam com apoio de fisioterapeutas, psicólogas, assistentes sociais, educadores físicos, entre outros profissionais que as acompanham. Destaque para o lançamento do desafio de 90 dias de emagrecimento e o projeto plena que trabalha a ansiedade das mulheres. Tivemos também muitos prêmios, muita música e alegria nesse dia importante”, finalizou Carla Oliveira, do gabinete Itinerante.

Sobre a data

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.