Prefeitura de Coruripe lança Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2024 e realiza entrega de equipamentos agrícolas

Programa vai beneficiar mais de 300 famílias, atendidas pelo PAA e equipamentos irão auxiliar na agricultura do município

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Dean Almeida

A Prefeitura de Coruripe realizou na manhã desta segunda-feira (11), na Quadra de Esportes René Bertholet, em Pindorama, o lançamento e a primeira compra e entrega dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2024, o PAA municipal. Paralelo ao lançamento, também aconteceu a entrega de máquinas e equipamentos agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária, adquiridos por meio de uma emenda do deputado federal, Marx Beltrão.

O Programa de Aquisição de Alimentos é a compra direta dos produtos da agricultura familiar. Ele beneficia os pequenos produtores e permite a distribuição de produtos saudáveis às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, contribuindo diretamente para o combate à fome no Brasil.

O prefeito Marcelo Beltrão falou do apoio federal e do comprometimento com as necessidades do setor agrícola. “Sinto-me satisfeito pela construção que nossa gestão está tendo com essas pontes, pontes que são de união para melhorar a vida do nosso povo e vai elevar o município de Coruripe ao patamar que ele merece. Esse apoio que recebemos de Brasília, é fundamental, o apoio do deputado Marx Beltrão e do deputado Arthur Lira são impactantes. Então é de extrema importância esta aquisição. Com isso, renovamos, reforçamos a qualidade e o aumento do beneficiamento de centenas de agricultores de maneira mais eficaz, gerando emprego e renda. Ano passado compramos cerca de 900 mil reais diretamente ao produtor, fora a merenda escolar. Foram mais de 200 toneladas de alimentos, que saciou a fome do povo por meio do programa que foi alimentado pelas emendas parlamentares. Gratidão ao Maykon Beltrão, que quando estava subsecretário da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, no Ministério da Agricultura conseguiu o empenho 5 milhões de reais para compra desses equipamentos”, destacou Marcelo Beltrão.

O município aderiu ao programa por meio do termo de adesão e vai investir 836 mil reais, uma emenda do deputado Arthur Lira, na compra direta com doação simultânea dos produtores do município. Em Coruripe são 56 agricultores que vão vender 34 produtos entre raízes, tubérculos, frutas, verduras e hortaliças, e vai beneficiar mais de 300 famílias atendidas pelo PAA. Coruripe também foi contemplado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária com um total de 15 equipamentos e máquinas agrícolas, adquiridos por emenda do deputado federal Marx Beltrão. São elas: 5 caçambas, 4 tratores, 1 kit PÁ carregadeira agrícola, 1 ensiladeira, 1 microtrator com enxada rotativa, 1 unidade microtrator BFDE 180 C/MT C/rotativo, 1 Carreta Metálica Basculante e 1 plaina agrícola dianteira.

O deputado federal, Marx Beltrão esteve na entrega dos equipamentos agrícolas e falou da importância do momento. “Cumprimentar a toda população de Coruripe, aqui é minha terra, é a minha raiz, aqui tenho minhas verdadeiras amizades e por onde trabalho com muito amor, com responsabilidade e com muita gratidão por tudo que o povo teve e tem comigo. O prefeito Marcelo Beltrão está de parabéns por sua gestão e equipe alavancar a produção da agricultura familiar, ação que é fundamental para impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável e integrado dos nossos produtores. Com essas emendas, estamos colaborando com o fortalecimento da agricultura, impulsionando a geração de emprego e renda nas nossas comunidades rurais. Destaco que estes equipamentos fomentarão a produção de alimentos de qualidade e incentivarão a valorização dos produtos locais”, concluiu o deputado federal.

O secretário municipal de Agricultura, Antônio Vitor Oliveira destacou o comprometimento da gestão em ajudar os coruripenses que mais precisam. “Hoje estamos realizando a entrega da primeira compra do ano. Cada agricultor poderá vender até 15 mil reais em produtos ao longo deste ano. A aquisição desses equipamentos, vai dar autonomia para melhor ajudar e servir os agricultores municipais, para que os bons e positivos núcleos continuem crescendo. O município de Coruripe é um município invejável na agricultura, agradecemos ao deputado Marx Beltrão pela emenda que fez o município ser contemplado com esses benefícios. Lançamento do PAA onde Coruripe no ano de 2023, adquiriu mais de 210 toneladas de alimentos, que foram para mesa de quem precisa e merece. Esse ano de 2024 já estamos realizando a primeira compra, que vai favorecer o segmento do mesmo jeito do ano passado. Parabenizar a todos que fazem parte da gestão, uma gestão comprometida com o município e também da equipe da Secretaria de Agricultura pelo empenho em conduzir os trabalhos para o sucesso dos programas”, disse o secretário.

O produtor de hortaliças e frango, Claudeilson Moreira falou como o programa irá beneficiar os pequenos agricultores da região. “Esse programa é mais uma forma de nos ajudar a escoar a produção sem intervenção dos atravessadores. Se eu fosse vender para eles o que entreguei para a prefeitura agora, eu receberia cerca de 50% a menos, e isso faz toda diferença na nossa renda”, completou o agricultor.

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Maykon Beltrão,  de vereadores, do diretor da Cooperativa Pindorama, Antônio Oliveira, secretários, servidores municipais, representante da Colônia Pindorama, agricultores e beneficiados com o programa. Ao final do evento, foi realizada a entrega dos kits do Programa e das máquinas e equipamentos agrícolas.