Prefeitura capacita técnicos e gestores que farão parte do Projeto Orla

Foto

O Projeto Orla junta vários segmentos do município que discutirão estratégias para uma melhor gestão das áreas litorâneas 


Texto:
Leila Cristhina Fotos: Dean Almeida 

Na manhã da última terça-feira (19), foi realizado o primeiro encontro com o grupo de trabalho para implantação do Projeto Orla de Coruripe, com uma Capacitação para técnicos e gestores que farão parte do projeto, visando discutir estratégias para uma melhor gestão das áreas litorâneas do município. A reunião foi articulada pela Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e aconteceu em horários distintos no auditório da Secretaria de Educação com a participação de representantes de diversas secretarias municipais e Institutos de Ensino e Pesquisa.

A capacitação foi conduzida por Enio Ricardo, arquiteto urbanista, mestre em gestão pública da empresa Gapu Soluções Ambientais, que foi contratada pela Prefeitura para prestar serviço de consultoria na elaboração do Projeto de Gestão Integrado da Orla (PGI) de Coruripe. O PGI é um Projeto de Gestão Integrado de Orla e é um instrumento de gestão urbana, ambiental e patrimonial que visa o ordenamento da orla, a harmonia do uso e promover o desenvolvimento sustentável das áreas costeiras, especialmente das zonas de interface entre o ambiente marinho e terrestre. Ele busca estabelecer diretrizes e estratégias para o uso adequado do espaço considerando os aspectos ambientais, sociais,culturais e econômicos.Ao firmar o Termo de Adesão à Gestão de Praias, o município se comprometeu com a elaboração do PGI, com objetivo de qualificar esses territórios.  

“Realizamos uma capacitação de técnicos e gestores, foi formada uma coordenação municipal para o projeto Orla de Coruripe e também um grupo de trabalho que é integrado pelos técnicos que irão participar de todo o processo de elaboração desse plano que vai dizer como o município deve fazer a gestão da orla. O plano é participativo e as pessoas é que irão dizer o que elas querem melhorar, se é o acesso à praia, mais lixeiras, que não se construa em determinada área e a prefeitura vai ter que executar essas ações e diretrizes. Ocorrerão ainda oficinas, consultas públicas, pesquisas e trabalho de campo envolvendo a população e órgãos responsáveis no diagnóstico dos problemas da orla e na busca de soluções”,explicou o facilitador Enio Ricardo.  

Na primeira visita técnica que aconteceu no dia 20, as equipes percorreram os trechos da faixa litorânea de Coruripe, observando os principais problemas. Dando continuidade aos trabalhos no dia 21 de setembro foi a vez da realização de reuniões setoriais com turismo e as associações e apresentando todo o PGI. O objetivo desses encontros é prepará-los para as fases seguintes, proposta no cronograma. A Prefeitura de Coruripe, a partir dessas ações com os segmentos do ambiente local, formará um Comitê Gestor integrado pelos técnicos e pelos representantes da sociedade, que irão fazer a gestão da orla e vai implementar o plano em seguida. 

“O Projeto Orla é a urbanização de toda orla do município, aqui conversamos sobre o planejamento de ocupação e deste trabalho sairá o que a gente planeja a curto, médio e longo prazo. Teremos várias etapas como foi explicado na apresentação sempre em parceria com a comunidade, será como um plano diretor, mas especificamente para orla municipal, precisamos da colaboração de todos”, concluiu a secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno.  

O Projeto Orla abrange toda a orla marítima de Coruripe, do limite com Feliz Deserto até o limite com a cidade de Jequiá da Praia. É uma iniciativa no âmbito do Governo Federal,conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente, pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Economia, e pelo Ministério do Turismo.

Compartilhe: