Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal é inaugurado em Coruripe

PAV irá ofertar 20 serviços na sede da Gerência de Tributos

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida

O município de Coruripe inaugurou nesta sexta-feira (16), o Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV), que já está em funcionamento e fica localizado na Praça Dr. Lima Castro, nº 48, anexo ao prédio da prefeitura. O PAV tem como objetivo atender uma carência do serviço em Coruripe e acabar com a dificuldade de locomoção dos comerciantes e população de modo geral, que precisavam se deslocar à capital ou para Arapiraca para ter acesso aos serviços ofertados pela Receita Federal.

O prefeito Marcelo Beltrão destacou a importância da instalação do Ponto de Atendimento como forma de otimizar os serviços prestados à população. “Estamos muitos felizes pela implantação de um Ponto da Receita Federal aqui no município, uma ação que veio para facilitar a vida dos coruripenses e das pessoas de cidades circunvizinhas, que antes precisam se deslocar para Maceió ou Arapiraca para resolver muitas vezes questões simples e agora praticamente tudo poderá ser solucionado aqui. Isso é um grande avanço, que nos possibilita a cada dia melhorar o bem estar da nossa população”, frisou o gestor.

O auditor fiscal e delegado da Receita Federal Reinaldo Almeida, acompanhou o evento junto com o também auditor fiscal e coordenador de cidadania da Receita Federal, Gilberto Mendes e falou sobre os serviços que serão ofertados, bem como o suporte que será dado aos servidores do PAV.

“A instalação desse Ponto de Atendimento significa um grande avanço para o município, pois garante mais comodidade e agilidade na resolutividade de questões ligadas a Receita. Coruripe e o prefeito Marcelo Beltrão estão de parabéns por esse grande passo. No PAV Coruripe serão ofertados cerca de 95% dos serviços prestados pela Receita, e o que não for solucionado aqui os próprios servidores farão o encaminhamento da documentação e darão retorno. São mais de 20 serviços, entre os mais procurados estão a regularização de CPF e declaração do imposto de renda, além de outras orientações. Os servidores que irão atender a população já foram devidamente capacitados pela Receita e terão todo o suporte para prestar o serviço”, explicou o delegado.

O gerente de Tributos da Prefeitura de Coruripe, Geovane Nunes, pontuou a instalação do PAV em Coruripe como um grande avanço na prestação de serviço. “O Município tem avançado muito em todas as áreas na gestão do prefeito Marcelo Beltrão, e a instalação desse PAV é também um importante avanço para Coruripe, pois permitirá otimizar o tempo dos usuários dos serviços da Receita, trazendo mais conforto e comodidade”, encerrou.

O PAV funciona como uma ponte entre a Receita Federal e o contribuinte, com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento por meio das novas possibilidades à distância. Na prática, o cidadão apresenta sua demanda e os documentos são digitalizados e carregados em um processo eletrônico criado pela Receita Federal. Isso possibilita que o serviço seja efetuado sem a necessidade de deslocamento para outra cidade.

Confira abaixo os serviços que são ofertados pela Receita Federal por meio do PAV Coruripe:

01 – CAEPF – inscrição ou alteração de dados
02 – CAFIR – Inscrição, alteração, cancelamento ou reativação
03 – CNO – Inscrição, alteração ou anulação por multiplicidade
04 – Consulta Pendência Fiscal PF, PJ, Imóvel Rural
05 – Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física
06 – Consulta Restituição e Situação DIRPF
07 – Conversão de processo eletrônico para digital
08 – Cópia de processo, exceto de PJ lucro real/presumido/arbitrado
09 – Cópia declaração e recibos para Pessoa Física – DIRPF, DIRF Beneficiário e DITR
10 – Cópia Declaração e recibos– GFIP, Perdcomp, Dacon, Dmed
11 – CPF – comprovante de inscrição, inscrição, alteração e regularização