Monitores de TI dos Eixos Centro e Pindorama participam de treinamento operacional sobre o sistema de segurança das escolas

Foto

Nos próximos dias servidores e alunos das 20 unidades de ensino começarão a ser cadastrados

Texto: Roberto Miranda/ Fotos: João Alexandre

Em mais uma etapa de formação sobre o sistema de segurança implantado nas 20 unidades de ensino e seis extensões escolares de Coruripe, monitores de Tecnologia da Informação (TI’s) das escolas dos Eixos Centro e Pindorama participaram nesta sexta-feira (27), de um treinamento sobre operação, com inserção, cadastro e configuração do sistema. No período da manhã, a capacitação ocorreu na Creche Cria Professora Andréa Gomes Souza e no período da tarde, na Escola Maria Rocha, em Pindorama.

O técnico da Teltex Tecnologia, Walace Xavier, empresa responsável pelo moderno sistema de segurança, explicou como se deu a formação.

“Hoje ministramos o treinamento operacional do sistema. Eles realizaram o cadastro e verificaram também o status do funcionamento. O cadastro foi realizado entre eles, onde inseriram as informações no sistema e verificaram a leitura facial. A partir deste estágio, conferem se tudo ocorreu bem. Vão entender todo o funcionamento do sistema, inserindo informações, extraindo relatórios, editando e configurando. No início vai demorar um pouco o uso da ferramenta, mas com o passar dos dias, todos vão estar aptos e vão operar com facilidade”, explicou.

O coordenador de Segurança da Secretaria de Educação, Agberto Viana, acrescentou que a prática leva à perfeição.

“Os profissionais responsáveis pelo sistema estão sendo capacitados e para pôr em prática o aprendizado, minha orientação é que na próxima semana já comecem a cadastrar em suas escolas todos os servidores. A prática leva à perfeição e desta forma não irão esquecer tudo que aprenderam. Após cadastrar os servidores, eles vão iniciar com os alunos. Já com os estudantes, vamos começar durante a realização da matrícula e rematrícula. Assim, será mais rápido a inserção de todos os alunos do município no sistema de segurança. Até porque, os estudantes terão também suas frequências acompanhadas pelos programas socais”, encerrou.

Investimento em 20 unidades de ensino e seis extensões

O sistema de segurança instalado nas unidades de ensino é dotado de câmeras externas e internas, sensores de presença em todas as salas de aula, sirenes, botão antipânico e um leitor facial. Além de uma câmera de longo alcance que identifica rostos e placas de veículos, o que a empresa Teltex Tecnologia chama de inteligência artificial. Além dos investimentos nas escolas, todos os ônibus também contam com câmeras e rastreamento de rota via satélite.


Compartilhe: