Matific: Escola Municipal de Coruripe vence maior Olimpíada Digital de Matemática do Mundo

Escola Professora Maria Rocha, localizada em Pindorama, disputou com mais de 3.750 escolas em todo o país. Coruripe foi o único município alagoano com escolas entre as dez primeiras colocações na competição

Texto: Leila Cristhina

“Coruripe sempre faz bonito nas olimpíadas, sempre nas primeiras posições. Vocês fazem um trabalho lindo em relação à educação”. Foi com essas palavras que o CEO da Matific Brasil, Dennis Szyller, anunciou o resultado da 5ª edição Olimpíada Matific, na noite desta segunda-feira (16). A Escola Municipal Professora Maria Rocha Santos Silva, localizada em Pindorama foi a grande campeã da maior Olimpíada Digital de Matemática do mundo; e a Escola Municipal Santa Ana, localizada no Alto Piauí, também ficou no top 10 da olimpíada, além do Centro Municipal de Educação Infantil João Trajano dos Santos, que ficou em 19° e da Escola Municipal Santa Sofia, que ficou em 23°, ambos no povoado Botafogo.

A Olimpíada Matific 2023 aconteceu entre os dias 11 e 15 de setembro. Nesta edição, a competição contou com a participação de mais de 370 mil crianças e mais de 3.750 escolas de todo o país. Em Coruripe, alunos das vinte escolas municipais participaram da experiência da mais alta qualidade de matemática.

A secretária municipal de Educação, Cintya Alves, comemorou a premiação. “Estamos muito felizes com o resultado que nosso município obteve na Matific, que é a maior olimpíada digital do mundo. Só tenho a agradecer e parabenizar os alunos pelo esforço, a todos os profissionais que se dedicaram e os professores que estão na ponta, levando conhecimento para os nossos alunos. Estamos muito orgulhosos com os resultados que estamos alcançando em toda a nossa rede”, disse a secretária.

Para Rosineide Amélia, gestora da escola, conquistar essa premiação é resultado de todo um trabalho promovido pela prefeitura por meio da Secretaria, educadores e alunos. “Esse reconhecimento é muito importante e nós acreditamos na educação pública de qualidade. A Escola Maria Rocha vem participando da Matific desde 2018. Em 2019 a escola ficou em segundo lugar, em 2021 tivemos professores e alunos premiados e agora em 2023, conquistamos o primeiro lugar. Em Coruripe a concorrência é grande porque todas as vinte escolas públicas municipais participam. Temos um prefeito que coloca a educação como prioridade!”, concluiu emocionada.

A tecnologia tem se tornado uma grande aliada na educação coruripense, uma vez que este método proporciona aos estudantes desafios na solução de problemas e funciona como um auxílio no desenvolvimento lógico e pensamento crítico.  Foi o que salientou Katiene Santos Paes, coordenadora pedagógica e grande articuladora para a conquista da premiação da Escola Maria Rocha.

“Esse prêmio que estamos recebendo, representa não apenas a educação de Coruripe e do nosso estado de Alagoas, mas a educação pública de qualidade. Quero parabenizar a equipe, em especial as professoras, e dizer que o sucesso do aluno é reflexo do trabalho de excelência do seu professor. A Matfic é muito mais que uma olimpíada, temos com ela uma experiência significante na disciplina para os alunos e conseguimos trabalhar habilidades de leitura e interpretação textual também. O processo para chegar no primeiro lugar é lento. Quando se pergunta, qual é o segredo? O segredo é Deus acima de tudo, e a gente focar naquilo que mais importa, que são os nossos sonhos. E a matemática é minha grande paixão”, ressaltou Katiane recebendo aplausos da plateia.

Sobre a Matific

A Matific é uma plataforma gamificada para o ensino de matemática, que desenvolve o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas com desafios reais e instigantes. As atividades estimulam a tentativa e erro, além de promover curiosidade entre os pequenos.

Essa solução digital é destinada aos alunos desde a Educação Infantil, a partir dos 4 anos, até o 6º ano do Ensino Fundamental. Além disso, sua tecnologia ainda possibilita um progresso individualizado dos alunos, acompanhados remotamente pelos professores.