Festejos de Bom Jesus dos Navegantes no Pontal de Coruripe atrai centenas de fiéis

Nativos e turistas acompanharam as procissões marítima e terrestre em homenagem ao santo protetor do povo ribeirinho e dos pescadores

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida

A festa em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes no Pontal de Coruripe atraiu centenas de fiéis. O encerramento das festividades em honra ao santo protetor do povo ribeirinho e dos pescadores aconteceu na tarde do último sábado (07). Após a missa, houve a procissão marítima, única de Alagoas em homenagem ao santo e depois a terrestre, realizada no Pontal de Coruripe, reunindo fiéis vindos de diversos lugares.

O prefeito Marcelo Beltrão, a vice-prefeita de Jequiá da Praia e primeira dama de Coruripe, Lili Curvelo, acompanhados de vereadores, secretários municipais e fiéis participaram da tradicional festa que contou com uma vasta programação entre missas, shows e animações com os ministérios de músicas locais.

“Faço questão de participar das festividades em homenagem a Bom Jesus, em especial da procissão marítima, onde sempre peço bênçãos para os nossos pescadores, além de fartura e prosperidade para o nosso município. Que 2024 seja um ano de muitas conquistas para o nosso povo”, frisou o prefeito.

Josiete Soares de 38 anos, ressaltou que acompanha as festividades há muito tempo, e agora tem um motivo especial, pois sua filha de 12 anos faz parte dos grupos da igreja.

“Desde que eu era criança, quando ainda morava em Barreiras que acompanho e sou devota de Bom Jesus. Agora moro no Pontal com meus esposo e filhos e me tornei ainda mais devota pela proximidade com os festejos e todos os preparativos. Hoje minha filha faz parte dos grupos da igreja, é até coroinha, e eu estou cada dia mais próxima das coisas de Deus, por causa dela”, completou.

Participaram do evento, o pároco de Coruripe, Antenor Montenegro e o padre Antônio Maria, que abrilhantou a festa com um show emocionante.

Tradição das festividades

Segundo os livros do historiador João Ribeiro de Lemos, a tradição do evento e veneração ao Bom Jesus dos Navegantes do Pontal de Coruripe surgiu no final do século XIX, depois de a capela de Nossa Senhora da Penha, antiga padroeira local, ser tomada pelo mar.

Após o fato causado por obra da natureza, iniciou-se a veneração ao padroeiro e uma igreja foi construída para abrigar a imagem do santo, além da secular imagem da antiga padroeira, esta que, por ser uma antiquíssima relíquia de inestimável valor material, foi roubada, a cerca de seis anos, fatídico episódio que segue como um mistério sem solução.