Dia Mundial da Água é lembrado com a realização de ações de conscientização

Corrida das Águas faz parte da programação e está com inscrições abertas

Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda (Arquivo)

A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria de Meio Ambiente realiza entre os dias 14 e 26 de março ações de conscientização em comemoração ao Dia Mundial da Água, lembrado em 22 de março.

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. As ações em Coruripe, serão voltadas para mostrar a importância deste recurso e a necessidade de usá-lo de forma racional, para tê-lo por mais tempo e assim garantir para as próximas gerações.

As atividades começam com palestras nas escolas municipais, limpezas de rios e mangues, análise da qualidade da água dos rios e serão encerradas com a Corrida das Águas, que será aberta ao público. A semana em alusão ao Dia da Água conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Esportes, Secretaria de Limpeza, Departamento de Água e Esgoto Sanitário de Coruripe (Daesc), Instituto Amigos da Natureza (Inan) da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado – SEMARH.

“Estamos promovendo essas ações com o objetivo de conscientizar a população sobre o quanto é fundamental preservarmos os recursos hídricos e tudo que envolve essa cadeia. Para isso, vamos contar com um apoio muito especial, que são as crianças e adolescentes que são os nossos principais multiplicadores, pois levam tudo que aprendem para casa e para suas rodas de discursões”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno.

Sobre a Corrida das Águas

A corrida das Águas acontece no dia 26 de março, com saída do Daesc, às 6h em direção ao Farol do Pontal de Coruripe. As inscrições estão abertas até o dia 24/03 e acontecem na sede do Daesc, das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira com a entrega de 1kg de alimento não perecível.

O evento esportivo que terá cerca de 7km de percurso contará com premiação com troféus para os cinco primeiros a concluírem a prova (categorias masculino e feminino – adulto e master) e medalhas para os cinquenta primeiros (categorias masculino e feminino).

“Nosso intuito é levar conscientização a respeito da importância de preservar a água por onde passarmos. Esse é um recurso que está cada dia mais raro em todo o mundo e precisamos fazer a nossa parte o quanto antes. Tenho certeza que esse movimento será muito importante para atingirmos esse objetivo”, frisou o diretor do Daesc, Samuel Oliveira.

Programação

AÇÃO: Palestra com SALA DE ALERTA da Secretaria de Meio Ambiente do Estado - SEMARH

DATA: 14/03

HORÁRIO: 10h as 11h – 13h as 14h

LOCAL: Auditório da Escola Liege Gama

PARCEIROS: Escola Liege Gama, SEMED, SEMMA e SEMARH/AL

AÇÃO: Limpeza e análise da água do Rio de Piauí

DATA: 21/03

HORÁRIO:10h

LOCAL: Rio Piauí

PARCEIROS: Escola Santa Ana. SEMED, SEMMA, DAESC, Secretaria de Limpeza e INAN

AÇÃO: Limpeza do mangue nas Barreiras

DATA: 22/03

HORÁRIO: 10h

LOCAL: Barreiras

PARCEIROS: Escola José de Carvalho, SEMED, SEMMA, Secretaria de Limpeza e DAESC

AÇÃO: Palestras sobre os Recursos Hídricos em Coruripe

DATA: 23/03

HORÁRIO: 10h

LOCAL: Escolas Cláudio Daniel, Gutemberg, Francisco Amalho, José Wilson. Visita do Mascote DAESC em todas.

PARCEIROS: SEMED, SEMMA e DAESC

AÇÃO: Corrida das águas