Defesa Civil de Coruripe e de Alagoas se unem para traçar plano de Segurança de Barragem

Foto

Iniciativa busca cumprir a Lei 14066 de 2020, que que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens  


Texto e Fotos: Roberto Miranda

Na manhã desta quarta-feira,1º de setembro, uma reunião no Gabinete da Prefeitura de Coruripe discutiu a nova Lei 14066 de 2020, que trata da segurança de barragens para empresas privadas que possuem. O encontro contou com a Defesa Civil de Coruripe e de Alagoas.  

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Alan, que também é integrante da Defesa Civil de Alagoas, a reunião teve por objetivo discutir a aplicabilidade da Lei14066 e, como consequência, pensar no plano de contingência para um possível rompimento.  

“A Lei estabelece novos rigores para empresas privadas que possuem barragens, com isso, o Município cobra e recebe o Plano de Ação de Emergência que é um dos volumes do Plano de Segurança de Barragem, no qual a Prefeitura vai produzir o Plano de Contingência, uma ação da administração para caso acontece um rompimento de barragem. Então, hoje Coruripe possui seis barragens, e agora o coordenador da Defesa Civil de Coruripe tem um prazo para elaborar as ações que devem acontecer em caso de desastre com uma barragem”, explicou.  

Existe uma orientação do Sistema Nacional de Defesa Civil que estabelece normas que os municípios devem seguir para criar seus planos de contingência.  

“Essa parceria é muito importante para Coruripe. A Defesa Civil Estadual vai contribuir com a elaboração e nos ajudar neste assunto que é bem delicado. Um órgão de prevenção e contenção que pode colaborar bastante em eventuais problemas que possam surgir”, contou Ricardo Coordenador da Defesa Civil de Coruripe. O secretário de Limpeza Pública, Júnior Rocha, também participou da reunião.



Compartilhe: