Daesc promove ações educativas sobre o Dia Mundial da Água

Foto

Palestras e atividades lúdicas foram realizadas com alunos da Escola Liege Gama e adolescentes do NUCA

 

Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda 

O Departamento de Água e Esgoto Sanitário de Coruripe (Daesc) realizou nesta quarta-feira (30), na Escola de Educação Básica Liege Gama Rocha, ações educativas voltadas à conscientização sobre a importância de preservar a água. A ação aconteceu em alusão ao Dia Mundial da Água, lembrado em 22 de março. 

No período da manhã, aconteceram atividades lúdicas para os alunos da escola, como dinâmicas e entrega de revistinhas. A tarde, foi à vez dos adolescentes integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) participarem de uma palestra com a engenheira química do departamento, Melkeangela Rocha. 

“Nossa intenção foi passar para os adolescentes um panorama geral sobre a água. A importância desse líquido para a sobrevivência humana, formas de evitar o desperdício e, em especial, sobre o trabalho que o Daesc desenvolve no município, o qual poucas pessoas conhecem a fundo. Tudo isso para sensibilizá-los que se não cuidarmos, a água pode acabar” ressaltou . 

O estudante de 14 anos e integrante do Nuca, Cristhian Rodrigues, acrescentou que a palestra agregou muito e que vai repassar para todos a sua volta o conhecimento adquirido. 

“Esse momento foi de fundamental importância para os adolescentes, pois aprendemos coisas novas, a exemplo de como a água de nossa cidade é tratada e como evitar desperdícios. Pretendo levar esse conhecimento para minha casa, meus vizinhos e todos a minha volta. Sei que não posso fazer tudo, mas tenho certeza que fazendo a minha parte já ajuda”, destacou. 

O mobilizador de  do Selo Unicef, Hélio Oliveira frisou a importância de abrir esses diálogos, como forma de incentivar a propagação de conteúdos relevantes, que provoquem a reflexão. 

“O Nuca é um espaço de discussão, para que os adolescentes tenham voz e vez, o objetivo principal é apoiá-los no desenvolvimento de competências e contribuir para fortalecer a capacidade de interação com as políticas públicas. Trazer ações nas mais variadas áreas, a exemplo dessa palestra faz parte do nosso cronograma e é fundamental para que eles reflitam e utilizem para a vida os conteúdos compreendidos”, encerrou o mobilizador.

 

Compartilhe: