Daesc instala nova bomba e garante melhorias no abastecimento de água do bairro Gonçalo Argolo de Melo

Há mais de 30 anos não subia água para os chuveiros e com a troca do equipamento a população já pode usufruir desse benefício

Texto:
Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda e João Alexandre

O Departamento de Água e Esgoto de Coruripe (Daesc) realizou na última quinta-feira (27), a substituição da bomba submersa para captação de água que atende o bairro Gonçalo Argolo de Melo (Antiga Rua da Lama) e um trecho da Avenida Comendador Tércio Wanderley (Ilha das Cobras).

Os moradores da localidade sofriam com dificuldades no abastecimento de água desde a criação do bairro, há mais de 30 anos. Muitos relataram que a água era fraca, não tinha pressão e por isso não subia para torneiras mais altas e nem para os chuveiros.

“Moro aqui há 25 anos e nunca tinha tomado um banho de chuveiro, até para lavar meu cabelo eu tinha dificuldade porque ele é grande e tomar banho de caneca não era confortável. Trocava meu horário de dormir para realizar os afazeres domésticos, como lavar louças e roupas, e agora tudo mudou depois que o equipamento foi trocado é só alegria, fico até emocionada em falar. Agora posso escolher a hora que quero tomar meu banho e fazer as minhas coisas em casa e isso não tem preço. Meu coração é só gratidão ao prefeito Marcelo Beltrão e toda equipe do Daesc por essa benção em nossas vidas,” expressou emocionada a dona de casa, Maria Silvana de 48 anos.

A bomba antiga tinha 2 CV (cavalo-vapor)  de potência, com capacidade para bombear 5 mil litros por hora, já o novo equipamento tem 10 CV de potência e tem capacidade de bombear 18 mil litros por hora, o que significa uma maior quantidade de água disponível para a população da localidade.

O prefeito Marcelo Beltrão destacou que as melhorias no sistema que abastece a localidade era um desejo antigo da população e desde que assumiu buscou meios para atender. “Nós sabemos a importância da água para a vida humana e quando ela não vem em boa quantidade acaba dificultando ações básicas da população. Melhorar o abastecimento desse bairro e adjacências era um desejo antigo da população e nossa gestão buscou os meios para fazer, instalamos uma bomba de maior potência que garante mais água e com a pressão adequada para atender a toda essa comunidade e isso nos deixa contentes”, pontuou o gestor.

A dona de casa Ana Carla falou da alegria em poder dar banho nos seus filhos no chuveiro, coisa que nenhum dos cinco sabia o que era até semana passada. “Para muitos pode parecer besteira, mas para nós que sofríamos com a falta d’água ligar a torneira e o chuveiro e ver cair água é motivo de muita alegria. Meus filhos têm entre dois e nove anos de idade e nunca tinham tomado um banho de chuveiro, até a última sexta-feira, proporcionar esse momento a eles me deixou muito feliz e emocionada. Peço ao prefeito Marcelo que continue olhando para nossa comunidade que tanto necessita de um olhar mais humano de todas as autoridades”, ressaltou Ana Carla.

Segundo o diretor do Daesc, Samuel Nunes de Oliveira, houve um planejamento para realização do serviço na região por se tratar de algo mais complexo.

“Coruripe conseguiu na gestão do prefeito Marcelo, através da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) 4 poços e um deles foi na antiga Rua da Lama. Porém, a Semarh não ativou então coube a nós buscar formas de agilizar para que tudo funcionasse e viesse a beneficiar a população. Inicialmente colocamos uma bomba de 2 CV, mas ainda não era o suficiente. Então fizemos o planejamento, pois para melhorar o abastecimento na localidade não seria só a bomba, e sim melhorar a tubulação e também a parte elétrica e tudo demanda custo. Mas conseguimos e hoje as pessoas da comunidade podem usufruir desse recurso natural tão importante a toda hora do dia em suas torneiras e chuveiros” encerrou o diretor.

O diretor do Daesc anunciou também, que em breve o bairro ganhará uma caixa d’água de 20 mil litros que trará mais qualidade de vida e comodidade para a população local.