Coruripe conclui 2ª Etapa das Oficinas participativas para elaboração do Plano de Gestão do Projeto Orla

O Projeto Orla junta vários segmentos do município que discutem estratégias para uma melhor gestão das áreas litorâneas

Texto: Leila Cristhina Fotos: Dean Almeida

A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou na última semana a 2ª Etapa das Oficinas Participativas para Elaboração do Plano de Gestão Integrado do Projeto Orla (PGI). O evento contou com a participação de representantes de diversos órgãos municipais e de vários segmentos ligados ao tema.

O Projeto Orla é um Programa de Estado do Governo Federal implementado em parceria com Estados e Municípios e tem como objetivo aperfeiçoar o ordenamento de orlas.

Durante a oficina, foi apresentado a programação, a metodologia, as informações sistematizadas da primeira Oficina e as contribuições recebidas na consulta pública com revisão do cenário atual, além do papel, indicação preliminar e revisão do regimento do Comitê Gestor da Orla.

Houve ainda, uma breve apresentação dos conteúdos pelo facilitador do projeto Orla Enio Ricardo, da empresa Gapu Soluções Ambientais, que falou um pouco sobre a etapa. “Depois de todo trabalho construído houve a indicação para formação do Comitê Gestor que vai acontecer só na audiência pública. Ou seja, o Comitê Gestor da Orla só vai ser formado mesmo depois de homologado na audiência pública que vai acontecer no próximo ano. Mas nessa segunda etapa da Oficina já teve uma indicação, então a gente já tem uma indicação das instituições que farão parte do comitê gestor”, explicou.

“Realizamos mais uma etapa das Oficinas Participativas para Elaboração do Plano de Gestão do Projeto Orla com a participação da comunidade. Um assunto muito importante, onde estamos traçando de forma colaborativa as diretrizes de curto, médio e longo prazo para as ações que a gente pretende para orla de Coruripe. Agradeço a participação de todos os agentes que dividem e usufruem dos espaços da orla do município, e que são as pessoas juntamente com a gestão capacitadas para colaborar na produção de um material de bastante efetividade e que trará os resultados que a gente pretende para o município”, salientou a secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno.

O PGI é um instrumento de gestão urbana, ambiental e patrimonial que visa o ordenamento da orla, a harmonia do uso e promover o desenvolvimento sustentável das áreas costeiras, especialmente das zonas de interface entre o ambiente marinho e terrestre. Ele busca estabelecer diretrizes e estratégias para o uso adequado do espaço considerando os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos.