Conselho Municipal de Saúde de Coruripe toma posse para o biênio 2023-2025

A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta quinta-feira

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: João Alexandre

A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira (23) a cerimônia de posse dos novos conselheiros municipais de saúde, bem como da nova diretoria que atuará no município no biênio de 2023 a 2025.

A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, e contou com a presença do prefeito Marcelo Beltrão, vereadores, secretários municipais, usuários e servidores. Os novos conselheiros foram eleitos em 19 de outubro de 2023 por meio da portaria de nº25 de 16 de novembro de 2023 publicada no diário oficial do município.

O Conselho Municipal de Saúde é formado por pessoas de diversas áreas da sociedade e são um elo entre a população e o poder público municipal atuando de forma conjunta. Cabe ao Conselho o acompanhamento e avaliação do processo de execução dos planos, do orçamento e do cumprimento de metas, em função dos resultados de impacto na saúde da população geral e dos grupos de riscos, no âmbito das responsabilidades e atribuições legais do Gestor.

Durante a cerimônia, o secretário de Saúde Pedro Madeiro ressaltou a importância do coruripense participar do Conselho. “Dessa vez o número foi significativo de entidades querendo fazer parte do processo de forma espontânea, foi muito importante. Agradeço o empenho das equipes, e aos conselheiros na construção desse momento, que é fundamental para que possamos ouvir as demandas do povo e posicionar nossas ações adequadamente no tripé população, gestão e servidores", pontuou.

O prefeito Marcelo Beltrão também enalteceu a função dos conselheiros municipais de saúde e da união para fazer o melhor para o povo. “Fiquei feliz por saber que houve muito mais associações posicionadas em atuar no Conselho, e é isso que a gente quer, a união para fazer o melhor para nossa gente. Assim, podemos tomar decisões acertadas com políticas públicas que atendam às necessidades reais da saúde da população do nosso Coruripe. Aproveito o momento para parabenizar os conselheiros anteriores e os do novo pleito pela administração dos trabalhos abraçando essa pasta tão nobre que envolve os interesses da população e do usuário do SUS ", finalizou.

Seguindo a programação o secretário de Saúde Pedro Madeiro deu posse aos novos conselheiros e na sequência coordenou a eleição da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde.

A eleição deste ano teve chapa única, eleita por unanimidade pelo plenário da assembleia constituída para o conselho. O Conselho Municipal de Saúde é formado por conselheiros e seus suplentes, todos representantes dos funcionários municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), dos prestadores de serviços da área de Saúde, do executivo municipal e usuários dos serviços de Saúde.

Abaixo você pode conferir os membros eleitos.

Hélio Oliveira Martins – Representantes dos Usuários

Maura Adriana da Silva Viana – Representante dos Trabalhadores de Saúde

Tácia Liane Veiga de Castro - Representantes dos Usuários

Wendel Luiz dos Santos Silva – Representante do Governo Municipal

“É com grande honra e responsabilidade que assumo a presidência do Conselho Municipal de Saúde de Coruripe. Quero expressar minha profunda gratidão pela confiança depositada em mim, por meus colegas conselheiros e pelo prefeito Marcelo Beltrão, assim como pelo secretário de Saúde Pedro Madeiro. Pretendemos fortalecer a participação cidadã, promover transparência e eficiência nas ações do conselho, sempre alinhados aos objetivos da gestão. Juntos, iremos enfrentar desafios, buscar soluções inovadoras e promover uma saúde pública de qualidade para todos os coruripenses”, disse Hélio Oliveira Martins, eleito presidente do Conselho Municipal de Saúde.