Coleta Seletiva: Ações começam a ser desenvolvidas para o início da coleta sistematizada em Coruripe

Cadastros das residências doadoras começam na próxima quarta-feira (19)

Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre

A Prefeitura de Coruripe contratou em junho a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de São José (Ascamare), para realização da coleta seletiva. A Ascamare está agora oficialmente apta a realizar a coleta seletiva nos domicílios de forma sistematizada.

Desde a assinatura do contrato algumas ações começaram a ser desenvolvidas pela gestão para que de fato a coleta de forma mais organizada comece a acontecer. É o que explica a coordenadora de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, Rennisy Cruz.

“Coruripe é o terceiro município do Estado a contratar uma associação para realizar a coleta seletiva, isso é motivo de muito orgulho e mostra o olhar diferenciado da gestão para com as causas ambientais. O trabalho já era realizado pela Ascamare e agora com a contratação oficial, será feito de forma sistematizada, o que reduz de forma significativa os impactos para o meio ambiente e consequentemente gera renda para as famílias que vivem da cadeia da reciclagem”, ressaltou ela.

Diversas ações vêm sendo realizadas para fortalecer o início dessa nova fase da coleta seletiva no município. Atividades educativas, como oficinas práticas sobre a separação correta dos resíduos nas escolas municipais e órgãos públicos, implantação de Pontos de Entrega Voluntária (Pev) e orientação da comunidade, além do cadastramento das residências que farão a doação do material.

“A realização dos cadastros será dividida por eixo, Centro, Praia e Pindorama. Na próxima quarta-feira, dia 19, a ação começa pelo eixo Centro, no Barro Preto l. Em seguida daremos continuidade nos demais eixos. O cadastro é simples, com informações básicas e é necessário para que façamos o georreferenciamento, que é o monitoramento via satélite remoto, para que possamos acompanhar as rotas e o desenvolvimento do trabalho”, esclareceu.

A secretária de Meio Ambiente Luana Spotorno detalhou como funcionará a coleta seletiva municipal: “A associação foi contratada para fazer a coleta de material reciclável domiciliar É importante ressaltar, pois antes o foco era os grandes geradores de resíduos. Pretendemos também ampliar essa coleta para todas as escolas municipais e órgãos públicos, programas sociais do município para aumentar a quantidade de material coletado pela associação, que hoje é de cerca de 35 toneladas ao mês”.

O presidente da Ascamare, José Barrerito, pontuou a importância da parceria com a prefeitura.

“A prefeitura vinha nos dando um apoio muito grande, com assessoria ambiental e em outras áreas, além do recurso que era disponibilizado para o pagamento do aluguel do prédio, mas a contratação vem beneficiar muito mais a Ascamare. Temos onze associados e através do contrato, vamos poder ampliar esse número e assim contribuir com a renda de mais famílias e esse de fato é o nosso papel, além de colaborar com a preservação do meio ambiente, gerar emprego e renda para aquelas pessoas que precisam”, encerrou.

A separação dos resíduos de forma correta faz toda a diferença na preservação do meio ambiente, pois evita que muitos materiais recicláveis acabem em aterros ou lixões. Alguns resíduos gerados nas residências são considerados perigosos e por este motivo não devem ser misturados aos demais. Fique atento aos materiais coletados pela Ascamare: plástico, papelão, papel, metal, alumínio e vidro (com exceção de pratos, copos e espelhos).

Serviço:

Dúvidas e Informações sobre a coleta

Linha Verde – 82 99183-8076