2ª Expo Ambiental movimenta Coruripe e comunidade escolar

Cães e gatos também foram adotados durante o evento na última sexta-feira (22)

Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida

Na tarde da última sexta-feira (22), o Centro de Coruripe foi tomado por diversas ações ambientais que envolveram expositores públicos e privados, os coruripenses e a comunidade escolar. Além de mais uma Feira de Adoção de Animais. A 2ª Expo Ambiental foi realizada pela Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria de Meio Ambiente.

A ação envolveu 19 Stands, dos mais variados, todos com temáticas ambientais:

Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado ( Semarh); Inan - (Instituto Amigos da Natureza; Ecomangue; Ascamare – (Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José); Cooperativa Pindorama; Leões Marinhos; Amab (Associações dos Moradores e Amigos das Barreiras); Secretaria de Educação de Coruripe; Secretaria de Cultura; Batalhão de Polícia Ambiental; Ibama; Reciclus/Qualitec; Instituto Jogue Limpo; Usina Coruripe; Projeto Meros do Brasil, IMA; Amap e Pontal Art.

“Estamos realizando mais uma edição da Expo Ambiental, envolvendo 19 instituições entre públicas e privadas de todo o estado. Cada uma mostrando suas boas práticas ambientais desenvolvidas ao longo do ano. Essa é uma ação ambiental muito importante para que a gente tenha interlocução com a comunidade coruripense, com tudo que envolve o meio ambiente. É um momento de troca para amplificar tudo que vem sendo desenvolvido na luta de preservação do meio ambiente”, pontuou a secretária do Meio Ambiente de Coruripe, Luana Spotorno.

O prefeito Marcelo Beltrão também participou do evento, chamando a atenção para a importância da preservação do meio ambiente. “Um evento muito importante que tem como propósito chamar a atenção para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. O nosso município tem vocação para se desenvolver em diversas áreas, turismo, indústria, agricultura e tudo isso precisa caminhar com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Quero deixar meus sinceros agradecimentos aos participantes de mais uma Expo Ambiental”, comemorou Marcelo Beltrão a grande adesão dos expositores e toda a comunidade.

Projeto Minha Escola é o bicho e Feira de Adoção

Nesta edição da Expo Ambiental alunos das escolas da rede municipal de ensino participaram do Projeto Minha Escola é o Bicho, onde cada unidade de ensino participou apresentando um projeto em prol da causa animal. A iniciativa começou meses antes, onde a equipe técnica Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação percorreu as escolas levando conscientização através de palestras.

“Neste ano levamos palestras para todas as escolas do município, onde debatemos com eles sobre a proteção dos animais, cuidados, crimes e Leis vigentes. E como resultado, eles nesta sexta estão apresentando seus projetos com a temática animal, como a preservação, o respeito e os cuidados. Este projeto tem como princípio a guarda responsável dos animais”, explicou a médica veterinária de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Priscila Lobo.

Com todas as ações realizadas em prol da causa, foram adotados 10 animais, entre cães e gatos, nesta sexta-feira (22). Cada tutor assinou um termo de responsabilidade e será acompanhado por um período, em que os técnicos irão acompanhar se os animais estão sendo bem cuidados. Além disso, cada animal será cadastrado tão logo alcance o tempo permitido para o procedimento. A Prefeitura de Coruripe irá arcar com todas as despesas com cirurgia e pós-operatório.