Vacinação antirrábica: Coruripe é referência para Alagoas em logística e planejamento

Campanha terá vários pontos fixos e volantes entre a zona urbana e rural do município

Texto: Roberto Miranda/ Foto: Arquivo

Entre os dias 23 de março e 20 de abril, acontece em Coruripe mais uma campanha de vacinação antirrábica. Neste ano, a Secretaria de Saúde elaborou uma grande estratégia, buscando alcançar o maior número de animais. Com o uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão o planejamento foi traçado, com mais pontos fixos de vacinação distribuídos na cidade para maior comodidade dos cidadãos e vacinação casa a casa nas zonas rurais. A novidade é que a estratégia exitosa de Coruripe virou referência para a Secretaria de Estado da Saúde, que orientou outros municípios a seguir o mesmo plano.

A diretora da Vigilância Sanitária de Coruripe (Visa), Ana Carolina, contou como nasceu e funciona a estratégia:

“Esse planejamento se deu a partir dos dados dos Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), com relação aos domicílios, cada área e o quantitativo de animais. Então, com essa informação, conseguimos planejar a distribuição de doses por área. Por exemplo, se na Barreiras existem 500 animais, é feita a busca ativa desse quantitativo de animais, e também para aquela localidade é distribuído os insumos vacinais suficientes para a localidade, garantindo uma vacinação homogênea, evitando que outras áreas fiquem descobertas de vacinas. Desta forma, o planejamento está se mostrando efetivo de acordo com todos os dados coletados no Prontuário Eletrônico”.

Coruripe é uma cidade em que todas as Unidades Básicas de Saúde usam o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), o que facilitou muito na elaboração da estratégia exitosa, que acabou servindo de exemplo para Alagoas.

“Este nosso trabalho levamos para o Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde que ocorreu ano passado, em Piranhas, evento realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). O case foi o segundo colocado entre vários de todo o estado, com ele foi levado para XXXVII Congresso Conasems, em Goiânia-GO. Com o êxito do projeto, o seu funcionamento e a distribuição homogênea das doses, a Secretaria de Estado da Saúde orientou os demais municípios seguissem o mesmo plano elaborado a partir do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)”, disse a diretora da Visa.

Em Coruripe toda a estratégia já está pronta e a campanha de vacinação começa no dia 23 de março e segue até o dia 20 de abril. A vacinação vai alcançar todo o município.

Orientações:

Levar o cartão de vacinação quem já tiver

Deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de 03 meses de idade.

 A vacina confere imunidade de 1 ano, devendo ser repetida anualmente.

 Evitar a vacinação de animais debilitados por diarreias, vômitos frequentes e

sarna generalizada, fêmeas grávidas (prenhes).

 Poderão ser vacinadas as fêmeas em lactação.

Confira o cronograma:

- Dia 23/03

Pindorama (quadra de Esportes René Bertholet) - Ponto fixo de vacinação

Quadra S – vacinação porta a porta

- Dia 24/03

Pindorama Periferia: Mangabeiras, Conceição, Baixo Piauí  e Alto Piauí – vacinação porta a porta;

- Dias 05 e 06/04

Coruripe urbano: Praça Dr. Castro Azevedo (Centro), Praça da Bíblia, Praça do Cruzeiro, Conjunto Joaquim Beltrão (Farol das Gerações), Unidade de Saúde Barro Preto 2, Secretaria de Saúde - Vassouras – Ponto fixo de vacinação;

- Dia 07/04

Botafogo (Ponto fixo de vacinação - Unidade Saúde);

Santa Terezinha (Ponto fixo de vacinação - Unidade Saúde);

Bonsucesso (Ponto fixo de vacinação - Unidade Saúde);

- Dia 13/04

Poxim (Ponto fixo de vacinação – Praça);

Lagoa do Pau (vacinação porta a porta);

Pontal (Ponto fixo de vacinação – Escola Francisco Amalio Maria);

- Dia 14/04

Romeiros, Areias, Sapel, Estiva, Sítio São Luiz, Bom jardim, Padre Cícero (vacinação porta a porta);

- Dia 20/04

Barreiras (Ponto fixo de vacinação – Escola José Carvalho de Souza);