Segunda chamada do PAA irá distribuir cerca de 40 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade em Coruripe

Foto

Serão beneficiados nesta etapa os cadastrados no Programa do Leite

 

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida 

A segunda chamada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) irá beneficiar 1300 famílias em situação de vulnerabilidade social, com cerca de 40 toneladas de alimentos produzidos pela agricultura familiar do município. A ação é realizada através de uma parceria do Governo Federal - Ministério do Desenvolvimento Agrário com a Prefeitura de Coruripe.  

O município foi um dos dezoito do estado de Alagoas a ser contemplado com o PAA, que destina R$ 800 mil para a compra de alimentos direto dos pequenos agricultores familiares cadastrados. Em Coruripe, são 67 que podem vender até R$ 12 mil por chamada, fomentando assim a geração de renda local. 

Os alimentos são direcionados para famílias devidamente cadastradas nos programas ofertados pela Secretaria de Assistência Social, além de serem enviados também para a secretaria de Educação. Nesta etapa, serão beneficiadas as famílias cadastradas no Programa do Leite, que irão receber um kit com cerca de 30 kg, composto por itens como; macaxeira, batata doce, abacaxi, milho, feijão de corda, limão, mamão, banana, bolo de macaxeira, bolo pé de moleque, doce de mamão e mel. 

O prefeito Marcelo Beltrão destacou pontos importantes do programa. “Chegamos na segunda chamada do PAA e estamos muito felizes pelo sucesso do programa que fomenta de uma forma significativa a geração de renda, beneficiando os agricultores que podem vender seus produtos por um preço justo, sem precisar de atravessadores e também as famílias de baixa renda, que são as que mais precisam complementar as refeições”, salientou o gestor. 

O secretário de Agricultura Victor Oliveira explicou que, com o aumento da aquisição nesta segunda chamada, foi possível também beneficiar mais famílias. “Na primeira etapa adquirimos 12 toneladas de alimentos que beneficiaram 300 famílias. Nesta segunda, aumentamos para cerca de 40 toneladas e 1300 famílias beneficiadas. Um aumento significativo que beneficia diretamente as pessoas que mais precisam, assim como os agricultores que estão conseguindo deixar o seu produto dentro do município e recebendo um preço justo”, ressaltou. 

A nutricionista da Secretaria de Assistência Social, Lusicleide Pereira, salientou a importância do programa para as famílias. “Nosso objetivo é contribuir com a complementação alimentar dessas famílias, levando comida de qualidade e produzida aqui no município. Todos os beneficiados estão inseridos em um dos nossos programas, o que fortalece o cunho social da ação, bem como contribui na geração de renda das famílias”, encerrou.

 

Compartilhe: