Secretaria de Saúde promove caminhada em alusão ao Dia Mundial do Autismo

Evento marca o início das atividades voltadas ao Autismo trabalhando empatia e reflexão para um mundo mais inclusivo para todos

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Dean Almeida

Na manhã desta terça-feira (2) a Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Saúde realizou uma caminhada em alusão ao Dia Mundial do Autismo, marcando a semana de atividades voltadas à temática. A concentração para a ação aconteceu na Praça da Bíblia e seguiu até a quadra Moacir Beltrão reunindo responsáveis, pais, mães de crianças autistas, Adefal, servidores municipais, secretarias, vereadores, escolas municipais e representantes da causa, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre o combate ao preconceito, além dos direitos da pessoa com Autismo.

"A Coordenação do Autismo da SMS aqui de Coruripe, realiza um trabalho fundamental na avaliação, diagnóstico e tratamento das crianças com Autismo, atendidas no nosso Centro de Reabilitação Física. Estamos com o prefeito Marcelo Beltrão trabalhando para ampliar os serviços e estrutura para atender ainda mais o nosso povo. Hoje, Dia Mundial da Conscientização do Autismo é um dia de reflexão para um mundo mais inclusivo para todos”, disse Maykon Beltrão, secretário de Saúde.

Coordenadora do projeto Cantinho do Autismo, a terapeuta ocupacional Bianca Verçosa explica sobre a programação. “Hoje iniciamos com a  caminhada alusiva, mas durante o mês de abril iremos realizar encontros em órgãos públicos e privados para falar sobre o autismo. Sabemos que ainda há desinformação e até resistências de pais, mães e responsáveis em aceitar que a criança possa ser autista”, explicou Bianca.

Mãe de João Lucas, Leillane Freire, professora da rede municipal de ensino participou da caminhada e parabenizou a gestão pela ação e pelo investimento em cuidar e acolher tão bem crianças, pais e responsáveis de autistas. “É uma data importante para promover o entendimento sobre o Autismo e desmistificar preconceitos, ainda há um longo caminho a trilhar, mas ações como essas conquistam muitas pessoas a partir do momento que informam e por haver troca de vivências. Com o Cantinho do Autismo nossas crianças se desenvolveram bastante, e isso é emocionante e valioso a cada conquista”, completou.

Sobre a data

Criado em 2007 pela ONU,  o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado hoje, dia 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. O autismo é um transtorno neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.