Saúde tem Pressa 2024: Primeira edição do ano leva atendimento com médicos especialistas e exames para a Unidade de Saúde do Centro

Foto

Nos dois dias de ação foram realizados mais de 950 atendimentos

Texto: Anne Rose/ Foto: Dean Almeida

A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a 1ª edição do Programa Saúde tem Pressa de 2024. Ao todo, foram 974 atendimentos, que aconteceram na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, nos dias 15 e 16 de março.

O programa foi lançado em 2021 com uma grande ação em alusão ao Outubro Rosa, com consultas e exames voltados ao público feminino. E desde então tem rodado as Unidades Básicas de Saúde de todo o município, com foco em garantir saúde pública de qualidade para todos os coruripenses, em especial atendimento a demanda reprimida.

O prefeito Marcelo Beltrão acompanhou a ação e destacou a importância do programa, que nesse primeiro momento tem como foco zerar as filas de espera. “Estamos muito felizes com os resultados dessa primeira edição do Saúde tem Pressa, que leva saúde de qualidade a população, buscando diminuir o tempo de espera dos pacientes por consultas e exames em diversas especialidades. Tudo isso fortalece o compromisso da nossa gestão, em buscar sempre melhorar a saúde pública para os coruripenses”, frisou o gestor.

Na ação, foram disponibilizadas consultas com dermatologista, ortopedista, psiquiatra, cardiologista e oftalmologista. Além de exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, mamografia, endoscopia digestiva, exames laboratoriais, testes rápidos de HIV e Sífilis e Hepatites. Como também, foram realizados agendamentos de exames de tomografia computadorizada, consultas para médico vascular, cirurgião, neurologista e urologista.

O secretário de Saúde, Maykon Beltrão que recém assumiu a pasta, pontuou a importância do planejamento e da união da equipe para realizar ações que visam promover saúde e qualidade de vida à população.

“Assim que assumi a pasta, conversei com o prefeito Marcelo e me reuni com a equipe da Saúde, onde percebemos a necessidade de realizar o mutirão para atender algumas demandas mais emergenciais. Buscando melhorar os atendimentos em saúde no nosso município, realizamos o 1º Saúde tem Pressa do ano, o qual tivemos uma adesão muito boa em todas as especialidades no Centro. No final do mês, levaremos o programa para Pindorama, e nos meses seguintes para outras localidades, mas gostaria de destacar que os atendimentos seguem normalmente nas UBS’s e também no Centro de Diagnóstico e Terapia (CDT). O atendimento do mutirão é um extra para levar mais saúde e qualidade de vida para nossa população”, ressaltou Maykon.

A paciente Cilene Oliveira, de 61 anos, saiu feliz do consultório do oftalmologista e contou o motivo. “O médico me atendeu super bem, passou uns exames e disse que provavelmente terei que fazer uma cirurgia, mas que após esses procedimentos minha visão irá melhorar, pois não estou enxergando quase nada. Quero parabenizar o programa Saúde tem Pressa por me trazer esperança novamente de ver o mundo melhor e mais nítido”, disse ela emocionada.

Valdete Silva, de 61 anos aguardava para realizar o exame de mamografia, ela explicou que sempre procura se cuidar para evitar problemas de saúde mais sérios. “Todos os anos busco realizar meus exames de rotina, e graças a Deus sempre consigo pelo SUS. Na minha família já teve casos de câncer, então a mamografia é um dos exames que não deixo de fazer de maneira nenhuma, pois a prevenção é a chave para evitar problemas maiores. Todos os envolvidos no mutirão estão de parabéns, prefeito, secretário e os profissionais que sempre cuidam tão bem de nós”, finalizou a paciente com um sorriso largo.



Compartilhe: