Requalificação da Orla de Barreiras resgata autoestima da população, promove o empreendedorismo e o turismo local

A Orla das Barreiras era um sonho esperado há décadas pela população

Texto: Leila Cristihina/ Fotos: João Alexandre

Com proposta de resgatar a autoestima e fomentar a geração de emprego e renda por meio da promoção do turismo na localidade, a Prefeitura de Coruripe entregou em maio deste ano um novo espaço de convivência, lazer e cultura para a população do Distrito de Barreiras. O equipamento construído era almejado há décadas e fortaleceu o turismo não só de Coruripe, mas também do Litoral Sul, atraindo visitantes e gerando emprego e renda para as famílias.

A população de Barreiras já sentiu desde a inauguração o aumento dos frequentadores do atrativo, os empresários, os benefícios do investimento e comemoram os lucros da Orla Maria Padeiro, cujo projeto conta com paisagismo moderno, próprio para a convivência e contemplação do mar e da foz do Rio Coruripe.

A empresária Giselda Castro, proprietária da Pousada Betel, localizada próximo a Orla, avalia que a revitalização teve impacto positivo para moradores, para os empresários e também para os hóspedes. “Primeiramente, ter uma revitalização adequada para essa parte do litoral substituindo uma antiga desorganização urbanística foi significante não só para nós moradores de Barreiras, mas também para os que como eu tem um negócio ligado ao segmento do turismo. É visível a mudança no público que frequenta a Praia de Barreiras hoje, as condições anteriores não atraíam turistas. Com a revitalização, hóspedes como os meus que geralmente, são europeus estão ficando mais aqui e estão levando o nome de Coruripe de forma positiva”, destaca Giselda.

Com recursos próprios, a orla foi totalmente requalificada, ganhando praça, espaço kids, mobiliário urbano e iluminação em led. No food park, banheiros em alvenaria, espaços para comercialização de bebidas, refeições e lanches, todos em madeira rústica e eucalipto tratado, palco para apresentações culturais e artísticas, estacionamento, deck até o rio e chuveiros. Além disso, os comerciantes ganharam mesas e cadeiras, tudo padronizado. E mais uma atração, uma cadeira gigante instagramável, que é o sucesso do momento.

O empreendedor, André Souza, visualizou uma oportunidade no novo espaço. “A ideia de trazer os pedalinhos aconteceu quando ficamos sabendo que iria ser feita a revitalização da orla de Barreiras daí enxergamos a possibilidade de um negócio e fizemos esse investimento aproveitando que a prefeitura está muito focada no resgate do turismo na região. Anteriormente, a infraestrutura estava precária sem motivação para empreender, mas com essa revitalização um novo momento chegou. Os visitantes e moradores gostam do passeio e chegam com a família e amigos. Casais fazem passeios a dois, todos descontraídos e registrando tudo. Aqui não havia essa opção de passeio na água com pedalinhos e com esta paisagem da beleza da foz fica como um outro ponto instagramável para as redes sociais”, destacou o empresário.

Trabalhando na Orla de Barreiras, há cerca de 25 anos, a comerciante Gilvaneide Faustino, conhecida como Uka conta que a média de clientes por semana aumentou e contabiliza um aumento significativo nas vendas. “As pessoas mudaram a postura em relação ao consumo de alimentos nas nossas barracas após a inauguração, agora elas dão credibilidade porque estamos num local adequado, com condições para oferecer um melhor serviço. Com isso, nosso faturamento aumentou significativamente, tanto com a visita do turista quanto do pessoal da terra. Eu atribuo o aumento nas vendas, em comparação ao ano passado, pela requalificação da Orla e com a melhora na infraestrutura geral. Meus clientes ficaram satisfeitos, a prefeitura está de parabéns pela implantação desse belo projeto”, finalizou.

Geração de renda

Mais uma conquista para a gestão do prefeito Marcelo Beltrão celebrar, desde a sua inauguração os empresários vêm relatando um aumento significativo no faturamento. Este é o melhor desempenho desde o início das atividades a partir do novo equipamento, e é um importante indicativo de que a administração vem trilhando o caminho certo pelo crescimento, desenvolvimento e geração de oportunidades em Coruripe.