Projeto Maná: Prefeitura finaliza entrega dos lotes aos 300 beneficiários

Próxima etapa será a capina manual da plantação de feijão pelos responsáveis pelos lotes

Texto: Roberto Miranda / Fotos: Cidcley Ferreira

A Prefeitura de Coruripe concluiu nesta segunda-feira (21), mais uma etapa do Projeto Maná, com a finalização da entrega de todos os lotes. O projeto, que beneficia pequenos agricultores, acontece em parceria com Usina Coruripe, que cedeu para o cultivo de feijão áreas na entressafra. O município entra com o apoio técnico, doação de sementes e preparação da terra com os equipamentos agrícolas.

O secretário de Agricultura de Coruripe explica que encerrou a entrega dos lotes aos agricultores familiares e já na quarta será realizado um grande mutirão de capina manual.

“Conseguimos encerrar hoje a entrega de todos os lotes, 300 no total. Significa dizer que serão beneficiadas mais 1500 pessoas. Já na quarta, vamos reunir os beneficiários para realizar a capina manual, uma espécie de limpeza da área plantada, onde se tira tudo que nasce próximo ao feijão, tipo ervas daninhas e matos”, explicou Alesson Lira.

Colheita da safra

De acordo com o cronograma da Secretaria de Cultura, a colheita da primeira safra deve acontecer em agosto.

“A estimativa da colheita é de 600 quilos por lote. Isso quer dizer que cada família vai colher isso. Multiplicando por 300 lotes, vamos alcançar no primeiro ano do programa 180 mil quilos. Este é um número muito bom para início. A intenção do programa é aumentar anualmente de forma gradual a quantidade de lotes e agricultores. E o principal, gerar emprego e renda para centenas de famílias e fazer os recursos girarem dentro do próprio município”, acrescentou Lira.

O agricultor Renivaldo Lisboa é um dos 300 beneficiários do programa e se disse muito feliz pela iniciativa da prefeitura.

“Ganhar uma tarefa e meia de terra totalmente plantada é muito bom. A prefeitura doou as sementes e plantou. Ficamos só com o trabalho de limpar e colher. Boa iniciativa com os pequenos agricultores de Coruripe e Pindorama. Só tenho a agradecer. Que este projeto possa alcançar mais trabalhadores rurais”, encerrou.