Previne Brasil: Coruripe tem a segunda melhor Atenção Primária à Saúde no Brasil

Prefeito Marcelo Beltrão destaca ações promovidas pela Prefeitura para manter o Município como referência no financiamento da saúde pública. Destaque nacional foi confirmado durante visita técnica da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde

Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda

O município de Coruripe conquistou o segundo lugar nacional entre os municípios brasileiros de médio porte na avaliação do programa Previne Brasil, relativa ao primeiro quadrimestre de 2022. A cidade do Litoral Sul alagoano alcançou a nota 9,59 entre os sete indicadores analisados, graças aos investimentos disponibilizados pelo prefeito Marcelo Beltrão na atenção primária do município. As notas dos municípios são utilizadas pelo Governo Federal como referência para financiamento da Atenção Primária à Saúde.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, na tarde desta quarta-feira (05), durante evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A comitiva, composta também pelo Coordenador Geral de Populações Específicas, Leopoldo Neto e equipe técnica Secretário de Atenção Primária à Saúde veio à Coruripe para, além de fazer o anúncio, conhecer também um pouco das ações estratégicas que levaram o município a conquistar o segundo lugar no ranking nacional.

O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, falou da alegria ao receber a notícia, que segundo ele é fruto de um trabalho realizado em equipe e com foco total em levar saúde pública de qualidade para a população.

“O nosso município segue avançando nas políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e nós estamos muito felizes por mais esse objetivo alcançado por toda essa equipe que compõe a Saúde de Coruripe. Investir em Saúde Primária é cuidar para não deixar a população adoecer, é o sentido mais básico de ter uma saúde pública de qualidade, é de fato cuidar das pessoas. Ficamos contentes com essa pontuação, porém não queremos ser meros caçadores de ranking ou nota, mas sim devemos buscar sempre ofertar serviços de qualidade para que a população seja beneficiada. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na Atenção Primária que estão se doando para levar saúde pública de qualidade para nossa população”, destacou o prefeito.

Os indicadores do Previne Brasil em 2022, são: Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde; Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza e tipo b e Poliomielite inativada; Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e  Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

E em Coruripe, as equipes da Atenção Primária, compostas pelas equipes de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde conseguiram atingir as metas, com destaque para Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV e Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado, que tiveram um resultado acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara parabenizou a gestão do prefeito Marcelo Beltrão e toda equipe da Saúde pelo desempenho no Previne Brasil.

“O Ministério da Saúde parabeniza o município de Coruripe, a gestão do prefeito Marcelo Beltrão e toda equipe da Secretaria de Saúde pela excelente colocação no ranking do Previne Brasil. Viemos também para conhecer um pouco mais do trabalho realizado aqui e entender os métodos e estratégias utilizados pelo município, para que possamos divulgar e com isso ajudar outras cidades pelo Brasil a fora. Espero muito que vocês continuem fazendo esse trabalho de excelência que Coruripe vem fazendo, porque quem ganha com isso é a população que será atendida com dignidade”, ressaltou o representante do Ministério da Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde de Coruripe Pedro Madeiro frisou a importância da Atenção Primária no fortalecimento da Saúde Pública. “O que aconteceu aqui hoje é o início da transformação social que a Saúde vem fazendo em Coruripe. É a Atenção Primária que permite que as pessoas vivam cada vez melhor na sua comunidade, por isso devemos trabalhar para que esse segmento da Saúde venha sempre ser fortalecido e que gere bons frutos. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido e firmo meu compromisso em continuar trabalhando para garantir saúde pública de qualidade aos coruripenses”, encerrou Pedro Madeiro.

O evento contou com a participação das equipes da Estratégia de Saúde da Família, secretários municipais e vereadores. Em seguida, a comitiva realizou uma visita a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sinicleide Felinto dos Santos, no Centro.