Prefeitura de Coruripe segue avançando na saúde e se destaca entre os primeiros municípios a ofertar em conjunto especialistas em ortopedia, acupuntura e osteopatia

Foto

Prefeitura de Coruripe segue avançando na saúde e se destaca entre os primeiros municípios a ofertar em conjunto especialistas em ortopedia, acupuntura e osteopatia

O município é o quarto de Alagoas a oferecer esses tratamentos e o único a ofertar a poderosa prática da osteopatia conhecida também como quiropraxia pelo SUS

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Dean Almeida e João Alexandre

Buscando cada vez mais aproximar a oferta dos serviços de saúde aos coruripenses, a Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Saúde (SMS) segue avançando no gerenciamento das ações para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Depois do serviço de Endoscopia Digestiva realizado no Complexo de Diagnose e Terapia (CDT) Dr. Lima Castro (hospital velho) desta vez a saúde de Coruripe vai disponibilizar um ortopedista clínico e um acupunturista especializado em tratamento de coluna.

O Dr. José Matias de Albuquerque é o ortopedista e traumatologista que atenderá a população em parceria com o Dr. Valdir Calado, especialista em cuidados de dor e lesões da coluna vertebral.

“A ortopedia é uma especialidade muito importante para o município de Coruripe, como para qualquer outro. Em virtude de tratar muitas patologias que são doenças que afetam geralmente os idosos, deixando essas pessoas com incapacidade para andar, por exemplo. Parabenizo a gestão municipal por inovar, colocando não só o ortopedista, porém outra especialidade para que sejam aliadas no tratamento”, disse o médico Dr. José Matias de Albuquerque.

Dr. Valdir Calado ajudará os usuários que sofrem com dores e lesões com os procedimentos de acupuntura e osteopatia conhecida também como quiropraxia. “Cada agulha que eu ponho no corpo do paciente vai abrir ou fechar um canal de energia para gerar um equilíbrio no organismo para que o próprio corpo produza remédio. E a osteopatia, ela vai, digamos assim, em outras palavras, colocar os ossos no lugar. Vai realinhar, vai descomprimir e vai fazer com que haja um bem-estar. É bom salientar que a Osteopatia, não é disponibilizada por nenhum plano de saúde. Só existe particular. Destacando que Coruripe é o quarto município do estado a oferecer esses tratamentos e o único a ofertar a poderosa prática da osteopatia pelo SUS. Então, não é um tratamento barato. Se o cidadão tem uma hérnia de disco, escoliose, dor ciática e problemas osteoarticulares aproveite essa oportunidade que o município está disponibilizando a você”, complementa o osteopata.

O paciente que precisa de atendimento nesta especialidade deve seguir o procedimento já conhecido. No primeiro momento, procurar sua Unidade Básica de Saúde, passar por avaliação médica e, se necessário, então será encaminhado ao especialista, onde entrará na fila de espera para realização da consulta e tratamento com o acupunturista se houver indicação. Caso o usuário já tenha o problema crônico e tenha realizado o exame de imagem, ressonância ou tomografia, nesse caso poderá também solicitar uma avaliação do Dr. Valdir Calado.

A notícia foi anunciada na última semana pelo secretário de Saúde, Maykon Beltrão. “Mais duas novidades para o nosso povo, contratamos um ortopedista clínico para cuidar da população e um serviço especializado em tratamento de coluna para pessoas que não podem fazer a cirurgia. Será um tratamento que, em alguns casos realmente consegue eliminar as dores e em outros consegue amenizá-las. Continuamos realizando a escuta da população e dando celeridade às suas demandas. Agradecemos ao prefeito Marcelo Beltrão por dar total apoio a Secretaria de Saúde em contratar esses profissionais, e também ao deputado federal Marx Beltrão, por ter alocado os recursos necessários para atendimento em saúde no nosso município”, destacou o secretário.

Usuária do serviço, Claudineide da Silva, 52 anos, possui uma condição dolorosa na coluna, cortadora de cana e lavadeira de roupa por muitos anos foi diagnosticada com hérnia de disco. “Eu e minha mãe precisávamos levar comida para casa e esses trabalhos geraram essa consequência. Hoje sofro, quer dizer, sofria. Após início do tratamento com acupuntura, já senti a diferença na primeira sessão. Foi maravilhoso, pela primeira vez depois de muitos anos sofrendo com dores na coluna poder dormir sem o incômodo. E o bom é que não há indisposição durante a aplicação, estou me sentindo muito bem”, contou a paciente.

A gestão do prefeito Marcelo Beltrão e do vice-prefeito José Enéas tem por objetivo agilizar as consultas com resolutividade para combater o problema crônico de filas de espera para atendimentos especializados no SUS, e evitar o desconforto desses pacientes em deslocamento na busca de atendimentos em outros municípios.

Técnicas componentes das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), a Acupuntura e a osteopatia são aliadas no enfrentamento de inúmeras dores, entre outras comorbidades.


Compartilhe: