Prefeitura de Coruripe realiza ação educativa no Dia Mundial sem Tabaco

Pessoas que desejam parar de fumar podem ter acesso gratuito ao Programa Antitabagismo do município

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida

No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco e, em alusão a data, a Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria de Saúde realizou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, uma ação para conscientizar a população e promover uma reflexão sobre os riscos que o consumo de produtos derivados de tabaco pode causar à saúde. A ação contou com palestras, distribuição de panfletos, orientações sobre saúde bucal e exposição de produtos prejudiciais à saúde, encontrados na composição do cigarro.

A enfermeira Verônica Correia, que integra o Programa Antitabagismo do município falou sobre a importância da realização das ações no Dia Mundial sem Tabaco e também no Dia Nacional, que é lembrado no mês de agosto.

“Preparamos atividades especiais a título de levar informações ao público, essas ações são de grande relevância, pois nesta data estão sendo realizadas no mundo todo e no Brasil realizamos outra grande ação em agosto, onde trabalhamos o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O cigarro está presente no dia a dia da maioria das pessoas, seja como fumante ativo ou passivo e é muito importante que todos saibam os malefícios que ele causa a saúde e a vida.

Programa Antitabagismo

A aposentada Josefa Bezerra de 74 anos, fumou durante 50 anos e a cerca de 3 meses conheceu o Programa Antitabagismo da Secretaria de Saúde, desde então viu sua vida mudar.

“Ser fumante não é fácil, você se torna escravo do cigarro e assim eu fui por 50 anos, e desde que conheci o programa antitabagismo da Prefeitura de Coruripe tenho visto grandes avanços na minha vida. Estou fazendo uso dos adesivos de nicotina e comprimidos receitados pelo médico do programa, com isso estou há quase três meses sem fumar e tudo tem sido diferente. Tenho percebido melhora da minha pele, cabelo, respiração, no odor do meu corpo, enfim, na minha vida como um todo e estou muito feliz por isso. No início não é fácil, mas vale muito a pena todos os dias dizer por hoje não ao cigarro. Hoje incentivo e trago outras pessoas que desejam parar de fumar para conhecer o programa”, ressaltou sorridente.

A enfermeira e também integrante do programa, Fátima Porto, explicou como funciona e qual o público atendido.

“O Programa Antitabagismo do município funciona através de uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social. Atendemos pessoas de qualquer parte do município na UBS do Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. O paciente é recebido e passa por uma avaliação para detectar o grau de dependência, a partir daí iniciamos o tratamento que tem duração de 12 meses, através do uso de adesivos de nicotina, medicamentos caso o paciente necessite, acompanhamento individual e reuniões em grupo."

Os malefícios trazidos pelo cigarro

O fumo causa cerca de 50 doenças diferentes, como por exemplo: Doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame. Câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga. Doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.