Prefeitura de Coruripe realiza 1º Encontro Inclusivo da Luta da Pessoa com Deficiência

Foto

O evento reuniu representantes de várias associações, profissionais da área, palestrantes e autoridades


Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda


A Prefeitura de Coruripe realizou no último sábado (24), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Coruripe, o 1º Encontro Inclusivo da Luta da Pessoa com Deficiência. O momento que contou a participação de representantes de várias associações, profissionais da área, palestrantes e autoridades teve como objetivo dar início ao ciclo de ações inclusivas que serão promovidas pela prefeitura com o intuito de acolher as famílias das pessoas com deficiência (PCDs), além de compartilhar os planos de ação acerca da inclusão e acessibilidade nas áreas da Saúde, Educação e Atendimento Multidisciplinar no município.

O prefeito Marcelo Beltrão participou do evento e falou da importância do encontro. “Essa data é muito especial, pois reunimos aqui entidades, profissionais qualificados na área, grupos e associações que precisam do direcionamento correto. O evento foi muito produtivo, e estou feliz em poder abraçar essa causa e juntos mostrarmos que inclusão é aprender com as diferenças e não com as igualdades. O nosso objetivo é unir todos em prol do desenvolvimento da nossa cidade, pois juntos sempre seremos mais fortes”, ressaltou o prefeito.

O Encontro contou com as palestras: Meu filho é Autista? Quando suspeitar? Ministrada pela Dra. Mônica Amélia Medeiros - Médica da Família e Pediatra; Educação Especial e Inclusiva: um olhar reflexivo e transformador na sociedade, ministrada por Elisângela de Castro Santos - Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia; A importância da reabilitação multidisciplinar com Emylle Lopes – Fisioterapeuta Global e Silene Bianca da Silva Verçosa – Terapeuta Ocupacional; e Inclusão Escolar da criança autista: Primeiros passos e necessidades com Maria Renata Lima – Pedagoga e Mestra em Educação.

O momento contou ainda com a apresentação do Projeto do Centro de Referência Inclusivo as Pessoas com Deficiência, que será instalado nos próximos meses no município, o projeto foi apresentado pela pedagoga e responsável pela Educação Inclusiva no município, Monalisa Albuquerque. Outros projetos importantes foram mostrados aos participantes, como o Programa de Educação Inclusiva COGNVOX, pelo diretor executivo Carlos Federico e as ações da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL por Miguel Tigre - Representante da Pessoa com deficiência do Estado.

A pedagoga, psicopedagoga e responsável pela Educação Inclusiva no município, Monalisa Albuquerque explicou como será o Centro de Referência Inclusivo as Pessoas com Deficiência.

“Estamos muito felizes em poder tornar realidade esse sonho lindo de tantas pessoas com deficiências aqui do município. Nosso Centro será inaugurado nos próximos meses e atenderá cerca de 250 pessoas com psicólogos, pediatra, neuropediatra, clínico geral, psiquiatra, terapeuta ocupacional, nutricionista, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem, além de outros profissionais, e diversas salas com padrão de referência para prestarmos os melhores serviços à nossa população. Gostaria de agradecer ao nosso prefeito Marcelo Beltrão por ser um gestor tão sensível a essa causa e a todos que estão contribuindo para realização desse projeto”, completou.

A representante das mães de crianças autistas e integrante da Associação Meu Mundo TEA, Daiane Rose, enfatizou a alegria de participar junto com cerca de 40 associadas de um evento que considera um marco na inclusão de pessoas com deficiência em Coruripe.  

“Sou mãe do Davi de 11 anos que é autista e aluno do 6º ano da Escola Municipal José de Carvalho Souza, em Barreiras. Meu filho é muito inteligente, já ganhou várias medalhas em olímpiadas de Matemática e sei que toda criança que tenha uma deficiência ou não tem capacidade e potencial que precisam ser estimulados. A palavra que me define é gratidão, em especial a Deus, pois sem Ele não estaríamos aqui, a Monalisa, a Patrícia, as mães da nossa associação Meu Mundo Tea e em especial ao nosso prefeito Marcelo Beltrão, que quando o procuramos para expor nossa realidade, de pronto nos atendeu e em poucos meses já evoluímos tanto. Peço ao prefeito que não nos largue, não solte as nossas mãos, pois não importa o tamanho do desafio, o importante é com quem vamos trilhar o caminho para vencê-lo. E, por fim, deixo uma reflexão: inclusão não é inserir a pessoa com deficiência na sociedade, inclusão é preparar a sociedade para receber a pessoa com deficiência”, disse emocionada.

A coordenadora de Regulação da Secretaria de Saúde falou em nome do secretário Pedro Madeiro, sobre as perspectivas do desafio desse novo projeto. “Estou muito feliz e grata em poder contribuir através da Secretaria de Saúde com as ações voltadas às pessoas com deficiência. O secretário Pedro Madeiro vem buscando todas as formas de viabilizar os melhores serviços para esse público e toda a população, sabemos que existem coisas que demandam um pouco mais de tempo, mas estamos no caminho certo, lutando dia após dia para tornar a Saúde Pública cada vez melhor. Agradeço a confiança do prefeito Marcelo Beltrão”, frisou a coordenadora Patrícia Albuquerque.

A médica da família, pediatra do município e uma das palestrantes do evento, Mônica Amélia, apontou o evento como um divisor de águas na luta da pessoa com deficiência em Coruripe. “Esse momento é ímpar, um evento muito esperado e de suma importância para as pessoas com deficiência, para dar um norte a população de onde buscar ajuda. Pela minha experiência como pediatra que circula em todas as Unidades de Saúde do município e pela quantidade de crianças que acompanho com, atrasos na fala, transtornos de comportamento, seletividade alimentar, entre outras características considero a criação do Centro de Referência um dos atos mais importantes do prefeito Marcelo Beltrão em sua gestão. Pois agora essas famílias poderão ser assistidas da forma que realmente necessitam”, concluiu a pediatra.

Compartilhe: