Prefeitura de Coruripe lança 'Ouvidoria SUS' para ampliar a participação popular na saúde pública

Nova ferramenta tem o objetivo de facilitar o registro de denúncias, sugestões, reclamações e elogios relacionados aos serviços ofertados no município

Texto: Anne Rose

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou uma importante novidade para a população: a implantação da 'Ouvidoria SUS'. O novo canal de atendimento tem o objetivo de facilitar o registro de denúncias, sugestões, reclamações e elogios relacionados aos serviços de saúde oferecidos no município.

Os cidadãos podem entrar em contato através do WhatsApp no número (82) 99105-7194 e também por e-mail ouvisuscoruripe@outlook.com. O atendimento às demandas acontece de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h. É importante ressaltar que o prazo de resposta pode variar conforme a quantidade de mensagens recebidas, mas geralmente o cidadão recebe um retorno em até 30 dias.

Para quem desejar ser atendido pessoalmente, pode se dirigir até a sede da Secretaria de Saúde, localizada na Rua das Vassouras, nº 70, Bairro Vassouras. O atendimento está disponível também de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

De acordo com o secretário de Saúde de Coruripe, Pedro Madeiro, é essencial a participação da população na construção de uma saúde pública de qualidade.

“Estamos felizes em poder testemunhar o pleno funcionamento da Ouvidoria do SUS em Coruripe, ferramenta essa que a população pode procurar para trazer suas angústias, seus pleitos que ainda não foram atendidos, para que nós enquanto gestão, possamos tentar viabilizar da melhor forma possível. Mas a Ouvidoria também é um canal para elogios, sugestões e todos os feedbacks recebidos serão importantes para a melhoria dos serviços ofertados. A participação popular é essencial para a construção de uma saúde pública de qualidade”, ressaltou Madeiro.

Segundo a ouvidora, Aparecida Ramalho, a “Ouvidoria SUS” foi criada com o intuito de ouvir os cidadãos e trabalhar em melhorias. “Com a participação de todos contribuiremos para um sistema de saúde melhor. Vamos utilizar os feedbacks recebidos para melhorar continuamente os serviços prestados na área da saúde. Este canal busca fortalecer a transparência e a participação cidadã no sistema de saúde do município”, afirmou.

A Ouvidoria do SUS é um espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores do Sistema de Saúde, relativos aos serviços prestados, pautada nos princípios éticos e constitucionais da Administração Pública e do Sistema Único de Saúde. A Ouvidoria será para o gestor do SUS fonte de informações para subsidiar a elaboração de um planejamento estratégico, contemplando as demandas e problemas apontados pelo cidadão.

A plataforma de ouvidoria é uma ferramenta importante para aperfeiçoar a gestão da saúde pública, permitindo que a Prefeitura de Coruripe esteja atenta às demandas e necessidades da população, e, consequentemente, proporcionando um atendimento mais humanizado e eficiente.