Prefeitura de Coruripe divulga programação do Carnaval 2024

Ministério Público, Prefeitura, Polícia Militar e outros órgãos firmaram TAC para garantir mais segurança e o cumprimento das leis durante a folia de momo no município

Texto: Anne Rose

O Carnaval Coruripe 2024 - Praia, Verão e Folia está chegando e a Prefeitura de Coruripe preparou uma grande festa para receber os turistas e acolher os nativos, será a maior da região sul de Alagoas e uma das maiores já realizadas na cidade. Não apenas pela vasta programação, que não deixará ninguém parado, mas também por ser descentralizada, com folia em todos os cantos do município, para não deixar ninguém de fora dos festejos.

Serão 11 polos da folia espalhados pela zona urbana, rural e praias, com 29 atrações, locais e de fora. Sendo 14 artistas da terra, fomentando assim a arte e cultura local, através do apoio e incentivo aos nossos artistas. A prefeitura ainda irá apoiar 36 blocos de rua, o que garante ainda mais diversão nas comunidades.

A abertura do Carnaval Coruripe 2024 acontece nesta quinta-feira (08), com o Bailinho a Fantasia voltado para o público infantil e toda a família. A festa será na Praça Castro Azevedo, a partir das 16h, tendo como atração o Palhaço Hulkinho e Banda.

No dia 09, a partir das 16h, todo mundo está convidado para o tradicional Bloco das Secretarias, a concentração será no Bairro Vassouras, em frente a antiga garagem da Real, e o percurso segue em direção ao Mercado Público Municipal. A programação contará com a animação do Samba da Samilla e do cantor Lucas Brito.

A programação segue até o dia 13 com shows musicais e muita animação nos Polos Poxim, Lagoa do Pau, Centro, Pontal, Barreiras, Pindorama, Bonsucesso, Santa Terezinha, Botafogo, Miaí de Cima e Miaí de Baixo. Confira a programação completa no final.

O prefeito Marcelo Beltrão destaca a importância de realizar os festejos de carnaval de forma descentralizada, buscando junto com os órgãos competentes fortalecer a segurança da população.

“Nosso objetivo é cada dia mais democratizar e descentralizar os festejos em nosso município, e para o carnaval, que é essa festa tão cheia de alegria, estamos levando atrações para os povoados tradicionais, para que a população, moradores e turistas, possam aproveitar a folia onde estiverem. Nosso objetivo também é evitar o deslocamento de pessoas, reduzir o número de acidentes e ter um carnaval de paz. Estamos com toda nossa equipe trabalhando, capitaneada pela Secretaria de Cultura, junto com os órgãos de segurança, para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, disse o gestor.

TAC para o Carnaval

A Prefeitura de Coruripe, Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar e demais órgãos envolvidos firmaram o Termo de Ajuste de Conduta - TAC N° 001/ 2024 – que dispõe sobre regras para o Carnaval. O termo estabelece as condutas a serem adotadas no período festivo, que segundo a Dra. Hylza Paiva, promotora da 1ª Promotoria de Justiça de Coruripe, devem ser cumpridas pelos envolvidos para evitar transtornos durante a festa.

Um dos focos do TAC é combater a poluição sonora, que se torna comum no carnaval através de paredões e sons de carro. Perturbar o sossego alheio é contravenção penal e pode resultar em multa e apreensão do equipamento de som, a fiscalização será intensa no período. Também haverá fiscalização para motocicletas com cano de escape barulhento, que além de cometer infração de trânsito podem se enquadrar como perturbação do sucesso alheio.

A Polícia Militar irá reforçar o patrulhamento, com um contingente de 60 homens por dia, a SMTT trabalhará com 20 Agentes de Trânsito e mais 40 pessoas no apoio, além da utilização de um contingente de bombeiros civis. A Linha Verde, canal da secretaria de Meio Ambiente para denúncias de crimes ambientais, ficará de plantão durante todo o carnaval através do telefone: 82 99183-8076.

Os blocos autorizados pela prefeitura têm até a próxima terça-feira (06), para firmar o TAC com o Ministério Público, caso não compareçam não poderão ir às ruas. Os vendedores ambulantes e público em geral não poderão utilizar espetos de madeira para churrasco, bebidas e nem copos de vidro ou qualquer tipo de objeto perfurocortante.

Confira a programação completa do Carnaval Coruripe 2024

DIA 08/02 - QUINTA – BAILINHO A FANTASIA

Atração: PALHAÇO HULKINHO E BANDA

Local: Praça Castro Azevedo

DIA 09/02 - SEXTA – BLOCO DAS SECRETARIAS

Atrações: Samba da Samilla e Lucas Brito

Local: Saindo do Bairro Vassouras, em frente a garagem da Real em direção ao Mercado Público Municipal.

CARNAVAL POLO CENTRO

Local: Praça Castro Azevedo