Prefeitura de Coruripe divulga balanço do Carnaval 2024 - Praia, Verão e Folia

Foto

A festa aconteceu em 11 polos da folia com mais de 140 horas de shows 

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Secom-Coruripe

O Carnaval Coruripe 2024 - Praia, Verão e Folia terminou com saldo positivo, a Prefeitura de Coruripe fez uma grande festa para receber os turistas e população local, e realizou o maior evento da região sul de Alagoas e uma das maiores já realizadas no município. Não apenas pela diversidade na programação, mas também por ter sido descentralizada, com folia em todos os cantos, com isso ninguém ficou fora. 

A brincadeira teve o ponto de partida oficial na quinta-feira (8) com o Bailinho a Fantasia voltado para o público infantil e toda a família. O segundo dia de programação arrastou uma verdadeira multidão com o Bloco das Secretarias, servidores e população se misturaram na folia e nos dias seguintes não foi diferente foi muita Praia, Verão e Folia.

A gestão se programou para realizar uma festa para todos com recursos próprios, foram 11 polos da folia espalhados pela zona urbana, rural e praias, com 350 artistas, músicos e técnicos envolvidos, locais e de fora. Foram 140 horas de shows, 56 shows realizados, 29 bandas envolvidas, 28 blocos apoiados e 03 blocos realizados, fomentando assim a arte e cultura local, por meio do apoio e incentivo aos artistas locais, o que garantiu ainda mais diversão nas comunidades.

Durante todos os dias, o prefeito Marcelo Beltrão, junto às equipes de profissionais e servidores municipais, passaram nos polos da folia, garantindo que milhares de coruripenses e visitantes tivessem a melhor experiência possível, realizando ações que contribuíram para o sucesso do evento.

“Queria agradecer a todos que fizeram o Carnaval. Acompanhei com os órgãos envolvidos e nossas equipes os dias de folia. Que aconteceram com muita paz, não recebemos reclamação de quem estava curtindo. Quem não estava brincando, estava trabalhando, seja prestando serviços ou vendendo seus produtos. Nosso Carnaval 2024 foi um sucesso não só pela diversão, mas também pelo clima de tranquilidade, sem registro de nenhuma ocorrência grave dentro dos polos organizados pela prefeirura”, destacou Marcelo Beltrão. 

A Secretaria Municipal de Saúde levou sua equipe em cada dia de folia, para atender a quem precisasse de sua assistência e no quesito segurança alimentar a Vigilância Sanitária esteve presente em restaurantes, bares e com ambulantes das praias e shows. Todos os ambulantes já estavam cientes das inspeções e as equipes conseguiram fazer seu trabalho com muita postura sem fugir às normas.

Para garantir tranquilidade de quem pulou o carnaval em Coruripe a Prefeitura, Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar e demais órgãos envolvidos firmaram o Termo de Ajuste de Conduta - TAC N° 001/ 2024 –com regras para o Carnaval. O termo estabeleceu as condutas a serem adotadas no período festivo.

A operação Lei Seca foi intensificada no período de Carnaval  e esteve presente não só autuando, mas orientando o condutor para que a sociedade alagoana tivesse segurança e tranquilidade pelas vias.

A Polícia Militar reforçou o patrulhamento, com um contingente de 60 homens por dia, a SMTT trabalhou com 20 Agentes de Trânsito e mais 40 pessoas no apoio, além da utilização de um contingente de bombeiros civis. A Linha Verde, canal da secretaria de Meio Ambiente para denúncias de crimes ambientais, ficou de plantão durante todo o carnaval através do telefone: 82 99183-8076.

A Secretaria de Limpeza Pública fez a distribuição de tonéis para várias localidades de Coruripe e como nos anos anteriores um verdadeiro mutirão foi realizado antes, durante e depois do carnaval pelas suas equipes em parceria com a Associação de Catadores e Catadoras de Material Reciclável São José (Ascamare).

 De acordo com dados levantados pela Secretaria Municipal de Turismo, hotéis, pousadas e similares foram impactados significativamente pelo Carnaval, chegando perto de 100% de ocupação dos leitos do município.

Foram previamente cadastrados uma média de 120 ambulantes para trabalhar em eventos públicos do município, eles venderam seus produtos em todos os polos do carnaval. O cadastro foi importante para fazer um mapeamento e saber o que cada um iria comercializar e auxiliar na definição de responsabilidades em relação à segurança de quem participou dos eventos.

Muito além da folia, o Carnaval impulsionou a geração de renda para ambulantes e o comércio de uma forma geral que elevou suas vendas em lojas de adereços e fantasias, roupas, bijuterias, moda praia, depósitos de bebidas, supermercados, açougues, bares, restaurantes entre outros estabelecimentos, como por exemplo, o de serviços de profissionais da beleza que sentiu o importante faturamento proporcionado, maquiagens artísticas e pinturas de rostos e unhas, estão entre os serviços mais procurados.

Para a ambulante Maria Santos, que também comercializou no evento, as vendas principalmente nos dias de shows atenderam às suas expectativas. “Carnaval é uma época em que o povo gosta de se fantasiar e nos dias que teve atrações principalmente para criançada as vendas aumentaram mais do que eu esperava faltou confetes e serpentina no primeiro dia que foi na quinta-feira (08) e nos dias seguintes vendi muita bebida hoje terça-feira para mim e alguns colegas que vendem também foi bom”, avaliou a vendedora de bebidas e adereços. 

Patty Dias, de Sergipe, pela primeira vez escolheu Coruripe para passar a festa e disse que vai voltar mais vezes. “É o primeiro ano que venho para o Carnaval aqui, eu destaco que foi bem organizado, com os espaços limpos e segurança isso atrai principalmente muitas famílias, com certeza vou voltar para outros feriados porque é desse ritmo que gosto. A cidade como um todo, percebo que a cada ano está mais limpa, claro que é um trabalho em conjunto com a população e os turistas, esse trabalho em grupo é fundamental, pois o poder público sozinho não dá conta”, destacou a visitante.

Compartilhe: