Prefeito Marcelo Beltrão participa da abertura da Semana do Bebê 2023

A ação tem como objetivo assegurar a atenção a Primeira Infância

Texto: Leila Cristhina Fotos: Dean Almeida

A Semana do Bebê de Coruripe 2023 teve abertura oficial na manhã desta segunda-feira (18) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o tema Violência Contra Criança, Vamos dar um Basta. O prefeito Marcelo Beltrão participou do evento junto com vereadores, servidores municipais, representantes das secretarias e órgãos que integram a rede de proteção a crianças e adolescentes.

A ação que acontecerá até 23 de setembro em diversos locais, é realizada em conjunto entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte, Cultura, Meio Ambiente e demais órgãos municipais, instituições e profissionais que integram a rede de proteção.

O prefeito Marcelo Beltrão reafirmou o compromisso da gestão em cuidar da primeira infância. “Semana importante para reforçar o nosso papel que é cuidar do futuro de Coruripe, por meio de nossos bebês, todos eles têm direito à vida e nosso município fez e faz sua parte em harmonia com todos os poderes ao realizar ações que garantam esse direito. Parabéns a todos que contribuíram e contribuem para que os coruripenses cresçam com qualidade de vida, pois a primeira infância é prioridade na agenda da nossa gestão”, reforçou o gestor.

Os primeiros anos de vida da criança são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral, por isso às ações voltadas a primeira infância, vai desde quando o bebê nasce até os seis anos de vida. Durante o evento os participantes assistiram à peça Todos Juntos por uma Infância Feliz encenada pelo grupo teatral da AABB comunidade.

Ao longo da Semana do Bebê diversas atividades acontecerão em todo o município, com o propósito de levar informações por meio de palestras, rodas de conversas e atividades lúdicas, com ações na academia da Saúde, escolas da rede municipal, auditório da secretaria de Saúde e centros socioassistenciais. Além da realização de projetos importantes como o “Bebê Prefeito", título dado ao primeiro bebê que nascer durante a semana segundo critérios. Foi o que explicou Danielly Cunegundes coordenadora do Programa Nacional de Vacinação (PNI) de Coruripe e uma das organizadoras das ações.

Na ocasião, a coordenadora leu o regimento interno que contém as regras para o primeiro bebê ser considerado o ‘Bebê Prefeito’. “Todo o município está envolvido para falar sobre esse tema e dentro da semana teremos o bebê prefeito, primeira criança nascida no município do dia 18 começando a 0h até as 23h59min do dia 23 de setembro. Então vamos divulgar o tema que é tão importante e urgente que é dar um basta na violência contra a criança”, concluiu.

O vencedor do Bebê Prefeito como divulgado será a primeira criança nascida no município no período da ação e cumpra as seguintes regras: A mãe deverá ter 20 anos ou mais; Ter realizado pelo menos 07 consultas no pré-natal, comprovados pelo cartão da gestante; Ter nascido de parto normal no município, preferencialmente; Estar amamentando; Ser residente e domiciliado cidade de Coruripe; Ser registrado durante a Semana do Bebê; Realizar as primeiras vacinas durante a Semana do Bebê.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social criada pela Lei Nº1541/2021, que institui a realização do evento, com ações voltadas para a proteção integral da primeira infância e direcionadas a crianças e adolescentes. Além de seus pais, responsáveis, cuidadores e profissionais da administração municipal.