Prefeito Marcelo Beltrão lança Programa de Aquisição de Alimentos, que beneficiará na primeira chamada 300 famílias em situação de vulnerabilidade social

O PAA conta com 67 agricultores familiares inscritos em Coruripe, que irão fornecer R$ 800 mil em alimentos para o município

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida

O prefeito Marcelo Beltrão lançou nesta sexta-feira (12), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que aconteceu na Quadra de Esportes René Bertholet, em Pindorama.  A ação é realizada através de uma parceria do Governo Federal - Ministério do Desenvolvimento Agrário com a Prefeitura de Coruripe.

O município foi um dos dezoito, do estado de Alagoas a ser contemplado com o PAA, que irá destinar R$ 800 mil para compra de alimentos direto dos 67 pequenos agricultores familiares cadastrados, que podem vender até R$ 12 mil por chamada, fomentando assim a geração de renda local. Os alimentos adquiridos são direcionados para famílias em situação de vulnerabilidade social, devidamente cadastradas nos programas ofertados pela Secretaria de Assistência Social, além de serem enviados também para a secretaria de Educação.

O gestor destacou pontos importantes do programa. “É com imensa alegria que lançamos esse programa fundamental para o nosso município, que fomenta de uma forma tão significativa a geração de renda, beneficiando os agricultores que podem vender seus produtos por um preço justo, sem precisar de atravessadores e também as famílias de baixa renda, que são as que mais precisam complementar as refeições. É muito gratificante poder contribuir para levar alimentos de qualidade à mesa de nosso povo”, salientou o prefeito Marcelo Beltrão.

O secretário de Agricultura Victor Oliveira pontuou o programa como uma importante forma de fomentar a economia do município. “Na primeira fase realizamos o cadastro dos agricultores que vão comercializar seus produtos direto com a gente, sem atravessador e com o preço justo, serão R$ 800 mil que vai dar uma grande alavancada na economia local. E hoje realizamos o lançamento do Programa com a entrega das cestas para as primeiras 300 famílias, os kits são compostos por alimentos como abacaxi, mamão, feijão de corda, macaxeira, tomate, milho, doce de banana, bolo de macaxeira e frango. É um momento muito importante e que nos deixa muito felizes e gratos por realizar essa entrega a quem mais precisa”, ressaltou.

O produtor de hortaliças e frango, Claudeilson Moreira falou como o programa irá beneficiar os pequenos agricultores da região. “O PAA é fundamental para fortalecer a agricultura familiar, pois ele tira o atravessador da nossa comercialização. Esse programa é mais um canal que a prefeitura nos proporciona para nos ajudar a escoar a produção sem intervenção dos atravessadores, que pagariam bem menos por nossos produtos. Se eu fosse vender para eles o que entreguei para a prefeitura agora, eu receberia cerca de 50% a menos, e isso faz toda diferença na nossa renda”, completou o agricultor.

A beneficiária Miriam Izidio agradeceu ao prefeito e frisou que o alimento veio em boa hora. “Sou muito grata por estar sendo beneficiada nesse programa. Agradeço primeiramente a Deus por conduzir essa gestão que tem trazido tantos benefícios para o povo, sou grata também ao prefeito Marcelo por sempre se preocupar com aqueles que mais precisam e a todos os envolvidos, que Deus abençoe. Gostaria de destacar que esse alimento veio em excelente hora, em um momento onde estamos passando por algumas dificuldades e momentaneamente essa cesta irá nos ajudar”, concluiu.