Prefeito Marcelo Beltrão inaugura nova sede da Secretaria Municipal de Saúde

Inauguração representa um novo padrão da Saúde no município

Texto: Salmom Lucas| Fotos: Roberto Miranda

O cuidador também merece cuidado. A frase poderia ser uma peça de propaganda da Prefeitura de Coruripe para anunciar a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, mas foi dita pela servidora Eline Lessa, que trabalha há 16 no setor de Vigilância Epidemiológica, e estava feliz da vida com o novo local de trabalho.

Na manhã da última segunda-feira (16), durante as solenidades de comemoração dos 130 anos de Emancipação Política de Coruripe, a Prefeitura inaugurou a nova sede da pasta, localizada no bairro Vassouras.

A nova estrutura representa um marco para a Saúde no município. O prédio, além de levar mais conforto aos servidores e usuários, concentra todos os setores da secretaria, que irão trabalhar de forma integrada, harmônica e estratégica.

“Conseguimos concentrar setores, concentrar a nova logística de distribuição de medicamentos. Temos agora uma ampla recepção climatizada, uma nova farmácia central. O usuário e os servidores terão agora uma outra experiência, com bem mais conforto, comodidade e eficiência, que em nada irá lembrar o prédio anterior, que era bem rústico e impróprio para a Saúde”, destacou o secretário Pedro Hermann.

O prédio conta com um setor de controle e avaliação, uma nova estrutura para a coordenação da Atenção Básica de Saúde, novo setor de compras, novo setor de tecnologia, setor financeiro, setor de vigilância integrado, setor financeiro contábil centralizado e um novo laboratório de endemias. Outro ponto alto da sede é o novo centro de imunização do Programa Nacional de Imunização, que irá armazenar todos os medicamentos e vacinas em ambiente climatizadas, com gerador de energia para suprir qualquer baixa ou falta de energia, mantendo assim a temperatura ideal dos medicamentos.

A nova estrutura e logística de distribuição de medicamentos irá gerar, ainda, uma economia anual na ordem de R$ 1 milhão. Antes, existiam vários pequenos depósitos de remédios e também estoques em alguns postos de saúde. “Isso gerava desperdício, porque às vezes um determinado posto tinha um estoque alto e no outro acabava antes do previsto, sem poder repor. Então estamos mudando essa logística, a concentração de estoque será melhor e faremos todo elo de ligação. Isso, além de evitar desperdício de remédios vencidos, a falta de medicamento nos postos vai diminuir drasticamente, porque a logística será mais eficiente. Portanto, o dinheiro que se usa para a assistência farmacêutica, vai ser melhor utilizado. Esse é um dos grandes ganhos que se tem com a nova estrutura”, destacou Pedro Madeiro, secretário municipal da Saúde.

“Aqui não é um prédio apenas para abrigar o secretário, é um equipamento funcional, onde estamos centralizando todas as ações principais da secretaria e que representa bem o novo padrão de Saúde de Coruripe. Estamos muito contentes em entregar esse equipamento fantástico para os servidores e para a população”, ressaltou o prefeito Marcelo Beltrão.

Segundo a servidora Eliene Lessa, as mudanças foram bem recebidas por todos os servidores. “Tivemos uma evolução muito grande do antigo para o novo, tendo agora melhores condições de trabalho. Um ambiente agradável, mais confortável e que representa a realização de um sonho para todos. É um presente para nós servidores, que antes trabalhávamos em um ambiente insalubre e agora estamos em um espaço novo, renovado, climatizado, que nos dá mais ânimo para trabalhar”, refletiu.

A nova sede está localizada no bairro Vassouras, na Rua das Vassouras, no prédio do antigo Senai.