Prefeito Marcelo Beltrão anuncia início dos mutirões para zerar a fila dos exames laboratoriais

Ação iniciou pelo PSF Vale do Coruripe, no povoado Areias, com 180 coletas de sangue. Atuação também contou atendimento pediátrico, aferição de pressão, testes rápidos e verificação de glicemia

Texto e fotos: Roberto Miranda

Com a inauguração do Laboratório Municipal, a orientação do Prefeito Marcelo Beltrão é zerar a demanda reprimida de exames laboratoriais. Com um leque de 93 tipos de exames disponíveis aos coruripenses, iniciou hoje (15), uma ação que vai percorrer todos os PSF’s, entre as zonas urbana e rural, realizando coletas dos pacientes.

O primeiro PSF a receber o mutirão foi o do Vale do Coruripe, localizado no povoado Areias, responsável por uma área abrangente. Na localidade, além de 180 coletas agendadas, os assistidos tiveram acesso à consulta com pediatra, aferição de pressão, testes rápidos e verificação de glicemia.

“Nosso objetivo é zera a fila de espera de exames laboratoriais e dar mais agilidade aos exames e, com isso, ter um diagnóstico em tem hábil de possíveis doenças. Investimos alto no Laboratório, um equipamento dotado de tudo que há de mais moderno para atender à população. Iniciamos hoje na UBS das Areias e a próxima Unidade será a do Poxim. A partir de hoje, a UBS das Areias zerou a fila de espera e vamos zerar a fila de todos que necessitam de exames laboratoriais e estava aguardando”, explicou o prefeito Marcelo Beltrão.

A aposentada de 70 anos, Hélia Gomes, foi enfática ao dizer que o poder público precisa ir ao encontro da população. Nem todo mundo tem dinheiro para gastar com deslocamento entre a zona rural e a cidade de Coruripe, nem tão pouco, fazer exames na iniciativa privada.

“Hoje a Prefeitura de Coruripe realizou uma ação muito importante, nunca vista aqui na comunidade. Nem sempre a gente tem dinheiro para se deslocar até a cidade para fazer exames, coletas ou qualquer tipo de atendimento só realizado lá. Vocês podem perceber como o Posto do Vale do Coruripe tá lotado de pessoas para fazer a coleta. Isso é o papel do poder público, estar ao lado da população e facilitar a vida de todos. Também fiquei sabendo que os resultados vamos receber aqui no posto. Essa é uma iniciativa jamais vista na nossa comunidade. Quero deixar meus parabéns a agradecer aos envolvidos por este dia. Que outras ações iguais possam voltar acontecer”, disse a aposentada e assistida do PSF Vale do Coruripe.

O secretário de Saúde do município, Pedro Madeiro, também comentou a ação e a importância do Laboratório Municipal e da determinação do prefeito Marcelo Beltrão em cuidar das pessoas em Coruripe.

"Quando fui convidado para a assumir a Secretaria Municipal de Saúde, ouvi do prefeito Marcelo Beltrão que um dos principais objetivos da gestão seria cuidar das pessoas, e isso tem sido feito. Iniciamos o processo de zerar a fila dos exames da população graças ao Laboratório recém-inaugurado que nos dá autonomia para isso", encerrou Madeiro.

Os resultados dos exames serão enviados às Unidades de Saúde, mas podem também ser retirados pela internet. O link está disponível no www.coruripe.al.gov.br