Pequenos agricultores da Associação Agroecológica de Coruripe são beneficiados com kits de ferramentas e equipamentos

Além dos kits, eles receberam também sementes, apoio técnico e logístico da Secretaria de Agricultura para a horta comunitária

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Dean Almeida

Com ações que fortalecem cada vez mais a agricultura familiar, a Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Agricultura beneficiou na última sexta-feira (22),os pequenos produtores rurais da Associação Agroecológica de Coruripe, que fica localizada no Conjunto Joaquim Beltrão com 13 kits contendo ferramentas e equipamentos. O benefício disponibilizado à associação foi adquirido com recursos próprios do município. O kit é constituído por 5 itens: 01 carrinho de mão, 01 enxada, 01 rastelo, 01 pá, 01 regador e 01 mangueira.

O prefeito Marcelo Beltrão falou sobre a ação. “Temos como ajudar muito mais a Associação, não só orientando a para tirar o máximo do cultivo da terra, mas também com ofertas de capacitações e oportunidades que beneficiem os associados para que eles possam participar de programas voltados para a alimentação escolar, por exemplo”, comentou o gestor.

Sheila Lira, chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura destacou que para a Associação Agroecológica poder levar o projeto da horta adiante recebeu da secretaria todo apoio técnico e logístico. “A equipe técnica da Agricultura verificou a questão do solo, a partir dessa observação fez a subsolagem, gradagem e montou o sistema de irrigação, um investimento de cerca de 5 mil Reais. Depois a gente fez a divisão dos lotes, ficou mais ou menos 800 metros quadrados para cada associado. Em seguida, entregamos também 30 pacotes de sementes, com 10 tipos de variedades, entre folhosas e leguminosas”, explicou Sheila Lira.

“Eu me criei em sítio, a maioria aqui também. Antes desse apoio, trabalhávamos da forma como cada um sabia sobre o cultivo da terra sem entendimento técnico, sem divisão adequada. Nunca tivemos um apoio desses. Agora, conseguimos com a parceria da prefeitura trabalhar o solo para o plantio, garantindo que a produção aconteça corretamente e com isso teremos mais diversidade de alimentos para levarmos à nossa mesa ou vendermos na associação e nos programas citados pelo prefeito e o melhor, sem agrotóxico. Eu cito também que nossa associação contou com articulação do vereador Di do Jazon junto à Secretaria de Agricultura que atendeu prontamente nosso pedido”, concluiu o agricultor José Carlos.