Outubro Rosa: Unidades Básicas de Saúde promovem ações de conscientização durante todo o mês

Câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil

Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Coruripe estão realizando durante todo o mês de outubro, ações voltadas à conscientização da importância da saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama.

As UBSs estão promovendo palestras, rodas de conversas e fortalecendo a realização de coleta de exames citopatológicos, solicitação de mamografia, consultas médicas e vacinas. Além de outras ações voltadas ao cuidado da saúde feminina.

Larissa Lessa, gerente da Unidade de Saúde Rubem Wanderley, localizada no bairro Barro Preto II explicou como funciona o atendimento às mulheres na UBS.

“O cuidado com a Saúde da mulher vem sendo intensificado pela Prefeitura de Coruripe, através da secretaria de Saúde. Realizamos semanalmente em torno de vinte exames de citologia na unidade durante o dia e também no período da noite, para mulheres que não conseguem chegar na UBS mais cedo por conta dos seus afazeres. Fizemos essa adequação no horário. Mensalmente a prefeitura encaminha as pacientes do município com a faixa etária correta para realização de mamografia em Maceió Hoje o município conta também com atendimento às gestantes de alto risco que tem contribuído bastante com o trabalho da Atenção Básica”, destacou a gestora.

Sobre o Outubro Rosa

Surgiu no início da década de 1990 e é anualmente celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade entre as mulheres acometidas pelo câncer de mama.