Mestra Maria Betânia das Baianas Praieiras é reconhecida como Patrimônio Vivo pelo Estado de Alagoas

Ela segue levando o legado da mãe, Maria Padeiro, que foi mestra do folguedo por mais de 30 anos e faleceu no ano passado

Texto: Leila Cristhina Fotos: Roberto Miranda

O município de Coruripe segue sendo destaque na cultura alagoana e, nesta quinta-feira (10), tivemos a alegria e orgulho da nossa Maria Betânia dos Santos Leite, mestra das Baianas Praieiras, também receber o título de Patrimônio Vivo de Alagoas. Uma honra no mês em que comemoramos o Dia do Folclore.

Este título é concedido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE), a lista dos mestres  selecionados no Edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas.

Herdeira cultural da mestra Maria Padeiro, falecida no ano passado (que também era patrimônio vivo), Maria Betânia, de 58 anos, começou nas Baianas Praieiras quando ainda era criança e é mestra do Folguedo há 25 anos. Ela conta que não só dançava, mas também já ajudava a mãe na coordenação do grupo e herdou o gene da cultura do avô, da mãe, passou adiante para a filha e a filha já está engajada e comprometida com as tradições de Coruripe, coordenando o Grupo Baianinhas. Além do Baianas, ela comanda uma quadrilha junina chamada Os Pestinhas, que já existe há 27 anos. Formou ainda o grupo de xaxado Asa Branca, criado em 2006.

“A minha inscrição não foi fácil, mas contei com a ajuda da secretaria de Cultura de Coruripe na pessoa do Alan Oliveira neste edital. Quando essa conquista chegou fiquei muito emocionada porque foi uma conquista de todos nós e da minha saudosa mãe que infelizmente não está mais aqui”, disse Maria Betânia.

O Baianas Praieiras é constituído por 12 integrantes, sendo 10 dançadoras e dois tocadores e não tem restrição de idade.

Além da Maria Betânia, Coruripe conta também com a Mestra Traíra do Poxim, outro Patrimônio Vivo do Estado. Coordenadora do grupo Mané do Rosário, Maria Benedita dos Santos, 67 anos, dança desde criança e a tradição foi repassada pela avó dona Josefa e seus pais, que também dançavam o folguedo.

Patrimônio Vivo

São pessoas ou grupos que detenham conhecimento ou técnica necessária para a produção e preservação de aspectos da cultura popular e tradicional.

Se tornam novos mestres Maria Betânia dos Santos Leite, das Baianas de Coruripe; Jorgeval Mário Lisboa Santos, ou Mestre Vavá, do Fandango do Pontal da Barra, Maceió; e André Barbosa Cavalcante, conhecido como André da Marinheira, artesão de madeira de Boca da Mata. A diplomação dos novos mestres acontecerá no dia 23 de agosto, às 18h, no Mercado 31, no bairro de Jaraguá, em Maceió.