Julho Amarelo: Prefeitura de Coruripe realiza ações no mês de luta contra as hepatites virais

A Programação conta com a realização de testes rápidos e palestras com o objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites.

Texto: Alê Araújo - Estagiário sob supervisão.

A Prefeitura de Coruripe está realizando ações do Julho Amarelo, mês do combate às hepatites virais, por todo o município. As ações estão sendo realizadas pelo Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS) da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites.

O Dia D acontece no dia 28, que é o Dia de Luta contra as hepatites virais, onde será disponibilizado teste rápido para Hepatites Virais, aferição da pressão arterial e teste glicemia para toda a população, na Praça Dr. Castro de Azevedo.

O cronograma das ações teve início na quarta-feira (21), na Unidade de Saúde do Centro e vai até o dia 30. A programação inclui palestras, testes rápidos para os tipos de hepatite, atualização do cartão de vacina e entrega de preservativos para a população geral, além de palestras para manicures, tatuadores, barbeiros, cabeleireiros entre outros profissionais autônomos com o intuito de manuseio correto dos instrumentos de trabalho e prevenção contra contaminação dos tipos da Hepatite.

Quinta-feira (22), a ação Julho Amarelo foi realizada na UBS do Distrito de Botafogo. Além de palestras e testes rápidos, foram realizados atendimentos oftalmológicos do Programa Saúde de Olho em Você.

Cecília Lessa, Assistente Social responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), unidade responsável pelos testes rápidos, falou na importância das ações para a população.

“Nesse mês de julho, é muito importante intensificar as ações de conscientização, informação e testagem na população em uma ação que integra diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde. Então em todas as Unidades de Saúde iremos conversar sobre os modos de prevenção fora da nossa unidade do Centro de Testagem. Por isso precisamos dessas ações para conseguir diagnosticar casos precocemente no restante do município, pois quanto mais cedo começar o tratamento, melhor”, pontuou.

Ives Laurino Santos, de 22 anos, servidora pública, soube da ação e aproveitou para ir até a unidade de saúde fazer o teste e contou como foi o exame.

“O teste é muito simples e rápido. Só um furinho no dedo que você quase não sente e o resultado sai em poucos minutos. É muito importante esse tipo de ação nos povoados para sempre ajudar a saúde dos moradores. Até porque daqui de Botafogo é um pouco distante para ir fazer o teste no Centro de Coruripe. Já aqui mais próximo de casa fica bem mais fácil”, comentou.

Os testes rápidos para hepatite B e C são realizados com uma gota de sangue da ponta do dedo, recebendo o resultado após alguns minutos. Os testes rápidos também estão disponíveis no decorrer do ano no CTA e para fazer o não é preciso agendamento, nem encaminhamento médico, apenas levar o RG e o cartão do SUS.

Confira a Programação Completa

Unidades de Saúde

Palestras, testes rápidos, atualização do cartão de vacina e entrega de preservativos.

Dia 26/07 - Unidades de Saúde do Miaí de Cima

Unidade de Saúde do Poxim

Dia 27/07 – Unidades de Saúde do Pontal

Unidade de Saúde da Quadra S

Unidade de Saúde Rubens Wanderley

Dia 28/07    Unidade de Saúde Barreiras

Unidade de Saúde Barro Preto

Unidade de Saúde Pindorama Periferia

Unidade de Saúde Tércio Wanderley

Dia 29/07   Unidade de Saúde Vale do Coruripe

Unidade de Saúde Vassouras

Unidade de Saúde Tâmara Dória

Unidade de Saúde Cruzeiro

Unidade de Saúde Santa Terezinha

Unidade de Saúde Pindorama Centro

Unidade de Saúde Bonsucesso

Outras Atividades

Dia: 27/07 - Roda de Conversa com Psicóloga e Nutricionista sobre Biossegurança e Hepatites Virais e Prevenção de Acidentes do Trabalho

Local: Ascamare

Dia: 28/08 – Dia D de Luta contra as Hepatites Virais

Atividade: Teste Rápido Hepatites Virais, Aferição da Pressão Arterial e Teste Glicemia para toda a população, na Praça Dr. Castro de Azevedo.

Local: Praça Dr. Castro de Azevedo

Dia 29/07:

Ação: Palestra sobre manuseio correto dos instrumentos de trabalho e prevenção contra contaminação dos tipos da Hepatite.

Local: Auditório da Semed

Público: Manicure, Tatuadores, Barbeiros e Cabelereiros

Inscrições: (82) 99171-0405

Ação: Teste Rápido Hepatites Virais; Aferição da Pressão Arterial; Teste Glicemia; Atualização do Cartão de Vacinas

Local: Secretaria de Saúde

Público: Motoristas

Dia  30/07:

Local: Secretaria de Transporte

Público: Motoristas

Sobre a Hepatite:

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.