Janeiro Branco: Centro de Especialidades realiza Plantão Psicológico no mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental

Foto

Com atendimento aberto a comunidade a ação realizou cerca de 80 avaliações psicológicas 

Texto: Anne Rose/ Fotos: Anne Rose e Aline Oliveira

O Centro de Especialidades Dr. Lima Castro realizou nos dias 26 e 27 deste mês, o Plantão Psicológico, uma ação voltada a atender pessoas com necessidade da escuta, causada por abalos psicológicos ou emocionais.  O evento que foi aberto ao público fez alusão ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e emocional.

Nos dois dias de atendimento foram realizadas cerca de 80 avaliações psicológicas, onde após a triagem alguns desses pacientes seguirão sendo acompanhados pelas psicólogas do Centro. O momento contou com uma palestra na sala de espera com a enfermeira do Centro, Jassiara Carvalho que levou uma caixinha com frases motivacionais e cada paciente tirou uma.

“É sempre importante lembrar o quanto cada pessoa é especial e única, essa ação foi para mostrar que pensar positivo, se valorizar e buscar ajuda psicológica é essencial para mantermos o equilíbrio”, destacou a enfermeira em sua fala.

A coordenadora da Centro, Genoveva Lima destacou que a ação foi pensada para buscar suprir a demanda que vem aumentando. “O nosso município é muito extenso e a demanda em relação a saúde mental aumentou bastante depois da pandemia, por isso nosso objetivo com essa ação foi alcançar as pessoas que realmente precisavam ser ouvidas, mas tinham alguma dificuldade e conseguimos atingir um público muito bom, onde uma parte continuará sendo acompanhado pelas nossas profissionais”, enfatizou a gestora.

Thayannne Danielly, psicóloga que participou da ação frisou que o tema saúde mental deve ser mais trabalhado na sociedade, não apenas pela saúde, mas sim em conjunto com as demais áreas para que a prática de buscar ajuda seja mais difundida.

“Se nossa saúde mental não estiver em dia, todo o corpo irá sentir os resultados, portanto é fundamental que esse tema seja mais debatido, na mídia, nas escolas e em todos os espaços, para que possamos quebrar tabus e mostrar a real importância de buscar ajuda de profissionais capacitados”, encerrou.

Compartilhe: