IV Plenária Municipal da Saúde de Coruripe é realizada no Ifal

O tema escolhido foi: O Controle Social e o Processo Contínuo em Construção do SUS

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: João Alexandre

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Coruripe realizaram na manhã desta quinta-feira (19), no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) a IV Plenária Municipal da Saúde de Coruripe, para eleição dos novos membros do Conselho do biênio (2023-2025) o tema escolhido foi: O Controle Social e o Processo Contínuo em Construção do SUS.

Na oportunidade, foi destacado o reconhecimento de Coruripe por realizar mais exames de prevenção ao câncer de mama, o município alcançou a marca de mais de 2 mil mamografias só neste ano, realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Sinto-me honrada em fazer parte da composição de mesa ao lado de pessoas que contribuem com o nosso SUS, agradeço a todos pelo voto de confiança em estar presidente desta plenária até esse momento. Parabéns por terem vindo participar deste processo democrático de construção do nosso Sistema Único de Saúde, que é a maior conquista do povo brasileiro. Quero aqui deixar meus agradecimentos e parabenizar a todos os envolvidos na Organização da Plenária”, ressaltou Aparecida Ramalho, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Dando continuidade aos trabalhos foi realizada a leitura e apresentação do Regulamento da Plenária, em seguida aconteceu a palestra com o tema do evento, abordado por Danielly dos Anjos, enfermeira, professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A palestrante fez uma breve contextualização da (des)construção do SUS: projetos em disputa; O controle social e a Defesa do SUS e Caminhos possíveis e necessários.

Houve o debate e a divisão dos grupos por segmento (trabalhador de saúde e usuário) para eleger as entidades/conselheiros. Posteriormente, foi apresentado os nomes ao Plenário para referendar as novas entidades/conselheiros.

O Conselho é composto por 50% da sociedade, 25% de trabalhadores da Saúde e 25% do Governo. Foram eleitos hoje, 32 membros, 16 titulares e 16 suplentes que serão responsáveis por monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso, é chamado de controle social na saúde.

“Hoje é um dia muito feliz para saúde pública, realizamos a IV Plenária Municipal de Saúde de Coruripe, momento em que reunimos a sociedade civil para participar desse momento de análise da saúde pública municipal junto com nossos prestadores de serviços e servidores, discutindo conversando e fazendo avaliação da saúde pública. Somos nota 10 em Atenção Primária de Alagoas, fomos um dos melhores municípios do Brasil acima de 50mil habitantes e Coruripe é o município que mais encaminha mulheres para fazer mamografia. Então é esse processo de construção da saúde pública, sempre buscando que esta saúde de Coruripe seja uma das melhores saúde pública do Brasil. Para que nosso cidadão coruripense fique sempre cada dia mais forte com a sua cidadania, através do Sistema Único de Saúde”, concluiu o secretário de Saúde de Coruripe, Pedro Madeiro.

Estiveram presentes na plenária, o vice-prefeito de Coruripe, José Éneas, vereadores, representantes da sociedade civil, do conselho estadual de Saúde, secretaria estadual de Saúde, trabalhadores da Saúde e demais representantes do Governo municipal.