Escolas de Coruripe conquistam premiação no Programa Escolas Criativas

Premiação do Programa reconhece práticas inspiradoras de escolas públicas brasileiras

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Cortesia

Reconhecidas por suas práticas inspiradoras, duas escolas da rede municipal de ensino de Coruripe conquistaram em fevereiro uma premiação do Programa Escolas Criativas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), que tem o apoio da Fundação Lemann e da Fundação LEGO, para incentivar a adoção sustentável de práticas mais criativas, mão na massa e relevantes para os alunos em escolas públicas do Brasil.

As escolas Francisco Amálio Maria com o Projeto - O meu artesanato não pode morrer e Santa Terezinha com o Projeto - Minha Cor, Meu Cabelo, Sou Resistência ficaram entre as 10 selecionadas a nível nacional, por meio da votação popular, na categoria 1 - Ações de transformação da Escola do Edital Nossa Escola Mais Criativa.

Como parte da premiação, três membros representantes das duas escolas participaram de um encontro formativo nos dias 19, 20 e 21 de março em Guarulhos,SP.

Durante a imersão aconteceram oficinas que colaboraram para o manuseio e utilização dos materiais que fazem parte dos kits recebidos pelas escolas para serem utilizados em atividades criativas e relevantes para os estudantes.

Sobre o projeto Meu Artesanato Não Pode Morrer da Escola de Educação Básica Francisco Amálio Maria, que fica no Pontal, a prática inspiradora é de autoria da professora Maria Claralice dos Santos que teve como proposta a confecção de livros artesanais produzidos da palha e fibra do Ouricuri do artesanato local.

As ações desenvolvidas foram debates em sala de aula, criação de oficinas de produção de diversos gêneros textuais por meio de pesquisas, visitas a associação das artesãs, que se prontificaram a ensinar o ofício. Com essa atividade a escola estimulou o protagonismo por meio da criatividade, tornando os estudantes coautores das suas criações, com a visão de sustentabilidade e desenvolvendo o gosto pelas atividades a fim de que pudessem se inspirar em novas criações.

Minha Cor, Meu Cabelo, Sou Resistência, foi o projeto selecionado da Escola Municipal de Educação Básica Santa Terezinha, que fica no Distrito de Santa Terezinha, que é de autoria da ação conjunta de Walace Leite (gestor da escola) e de professores, a ação visou valorizar e despertar nos alunos a força da beleza negra. Com a ideia de mostrar a beleza afro na escola, foi trabalhada a educação antirracista, com atividades mais reflexivas de (auto)consciência e de enaltecimento da beleza afro.

Após a observação de alguns comportamentos em sala de aula, a equipe percebeu que algumas alunas e alguns alunos ainda não aceitavam a sua cor de pele e o tipo de seu cabelo, e que também alguns colegas não os respeitavam.

As atividades propostas foram apresentações dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula e a finalização com desfile da beleza afro.  A continuidade do projeto, contou com a criatividade estudantil, utilizando a exploração de conhecimentos acerca da cultura africana, e os estudantes puderam confeccionar seus trabalhos que foram expostos durante o evento do 3º desfile da Beleza Afro.

Coruripe também foi destaque na categoria 2 do Edital Nossa Escola Mais Criativa, sendo selecionado entre os 150 proponentes de Práticas Inspiradoras mais bem avaliadas no edital, sala de aula, escola e rede.

Confira as práticas inspiradoras e bem avaliadas:

1.Projeto Aprendendo a Plantar Hortaliças Orgânicas, educador Nelson Bonfim Santana Ribeiro da Escola de Educação Básica Francisco Amálio Maria;

2.Tipos de Moradia e Lugares de Vivência, educadora Elineusa Farias dos Santos da Escola de Educação Básica Francisco Amálio Maria;

3.Pintura Livre e Criativa com Tinta Guache, educadora Edelvita de Melo Araújo da escola da Escola de Educação Básica Francisco Amálio Maria;

4. Torneio de Damas com Peças Reutilizáveis, educadora Íris Grasielle Xavier dos Santos, Escola Municipal de Educação Básica José Buarque da Silva.

5. Quem sou eu? educadora Ana Karine Bezerra de Lima, escola de Educação Básica Santa Terezinha.

6. Sólidos Geométricos, educadora Ana Cláudia da Silva, escola de educação Básica da Escola de Educação Básica Francisco Amálio Maria;

7. Produção Artesanal com Massa de Biscuit (Lembrancinhas para pais estudantes) educadora Rosangela Lima Barreto da Escola de Educação Básica Francisco Amálio Maria;

8. Robô que Salva, do educador Weldson de Lima Chagas, Escola de Educação Básica Góes Monteiro. Esse projeto foi apresentado na Universidade Federal de São João Del-Rei- MG.

Como parte da premiação, os educadores ganhadores da categoria 2 terão a oportunidade de participar de uma trilha formativa on-line de 40 horas, conforme estabelecido no regulamento do edital. Essa iniciativa visa enriquecer suas habilidades e conhecimentos, contribuindo para o constante aprimoramento de suas práticas pedagógicas. A trilha formativa está programada para iniciar ainda este mês.

Pelo engajamento, mobilização realizada e ter conquistado o grande número de inscrições nas demais categorias a Secretaria de Educação de Coruripe também teve uma boa colocação na categoria 3. Ações de Mobilização da Secretaria para o edital. O órgão foi premiado com uma palestra que já aconteceu no dia da Jornada Pedagógica do palestrante Professor Braz Nogueira.

Eliana Elias, Gerente escolar/SEMED e formadora articuladora do Programa Escolas Criativas falou sobre os resultados. “Ficamos muito felizes com os resultados do edital, a educação no nosso município está no caminho certo, seja na mobilização das ações desenvolvidas na rede ou na motivação dada aos profissionais envolvidos no contexto educacional a fim de que todos atuem como autores de sua própria história e com isso possam tornar as escolas espaços cada vez mais criativos, colaborativos e a educação cada vez mais mão na massa e relevante para os estudantes”, concluiu.